Dia Mundial da água: Sistema Faeg/Senar oferece qualificações para preservação dos recursos hídricos

Nesta segunda-feira (22) é comemorado o  Dia Mundial da Água. Em 2021 o  tema  trabalhado é :"Valorizar a água". Assim, pretende-se alertar para as ações de uso sustentável e preservação dos recursos hídricos. Esse dia foi proclamado através da resolução 47/193 da Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 22 de dezembro de 1992.

Com objetivo da preservação constante, o Sistema Faeg/Senar tem trabalhado em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com os Comitês das Bacias Hidrográficas, e outras entidades, com diversas estratégias para o uso sustentável da água. Nesse quesito se destacam informação e qualificação. 

O Senar  Goiás oferece treinamentos gratuitos para melhor aproveitar a água nas propriedades rurais. Um dos mais conhecidos é o Programa  de Proteção de Nascentes. Ele é voltado para capacitar e orientar produtores e trabalhadores  sobre o uso consciente de recursos hídricos e ambientais, visando a preservação do meio ambiente. A metodologia do programa trabalha o fortalecimento da sustentabilidade das atividades agropecuárias, em meios a diferentes cadeias. 

O curso sobre o tema pode ser solicitado nos Sindicatos Rurais. Nesse portfólio podemos destacar ainda: Recuperação da mata ciliar e áreas degradadas, Administração e gerenciamento rural - gestão ambiental e logística, Agricultura irrigada – modular, Operação de sistemas de irrigação por aspersão, Operação e manutenção de sistemas de irrigação - pivô central, Operação e manutenção de sistemas de irrigação localizada, Operação e manutenção de sistemas de irrigação por aspersão, Construções de curva de nível e bacia de contenção. Para conhecer os conteúdos dos cursos acesse: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos.

Imagem: Divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar