Festival de Receitas do Campo

Festival de Receitas do Campo

A quem se destina

Família Rural

O Festival de Receitas do Campo é um Programa Especial da Promoção Social inserido na área de atividade de Apoio às Comunidades Rurais e tem como tipo de programação um “dia especial”, visando despertar o exercício da cidadania, valorização e integração da Família Rural no contexto social e histórico e econômico.

O Programa Festival de Receitas tem como objetivo de resgatar e divulgar a identidade da Família Rural através da Culinária Rural, demonstrando que os hábitos alimentares pertencem ao patrimônio histórico cultural de cada região goiana. Sendo  como oportunidade para expor o potencial e atratividade da gastronomia rural, evidenciando que cada receita é um prato “recheado” de história e cultura da Família Rural. Resgatando os pratos típicos da culinária rural, aqueles elaborados, preferencialmente, com os ingredientes do meio rural, tais como: carne de porco, pequi, guariroba, frango caipira, mandioca, leite, ovos, banha de porco, frutas (manga, banana, goiaba, caju e outras), abóbora, milho verde, batata doce, rapadura, melado, mel e outros.

A proposta do programa é uma estratégia para demonstrar que os hábitos alimentares não somente da Família Rural como também da Família Urbana estão diretamente relacionados com os aspectos socioculturais e econômicos e alguns casos religiosos, portanto é necessário contribuir com a preservação e valorização quanto a qualquer outro patrimônio cultural.

Metodologia Operacional

O Programa Festival de Receitas do Campo é realizado em três etapas distintas, conforme descritas abaixo:

Etapa 1 – Mobilização e Sensibilização - Etapa constituída por reuniões de sensibilização e mobilização com os representantes de Sindicatos Rurais, cujo objetivo é motivar a adesão ao Programa Festival de Receitas do Campo.

Etapa 2 – Realização dos festivais nos municípios que aderiram à iniciativa - Nessa etapa os parceiros, seguindo o regulamento do festival sob a orientação de técnicos do SENAR AR-GO, realizam os festivais nos municípios que aderirem à iniciativa.

Etapa 3 – Publicação e Lançamento do livro Receitas do Campo - A última etapa do programa é constituída pela elaboração, publicação e lançamento do livro Receitas com Histórias do Campo.

Outros programas

Curso Técnico em Agronegócio

PARA: O Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio se destina aos interessados no mercado do Agro. O Curso possui itinerário formativo com carga horária total de 1.230 horas, distribuídas em quatro módulos para o desenvolvimento da habilitação técnica profissional.

Faeg Jovem

PARA: O Programa Faeg Jovem visa a promoção da liderança, empreendedorismo e sucessão a jovens do estado que atuam com agronegócio e que estejam vinculados a inovação através de eventos, cursos e processos, em etapas classificatórias e eliminatórias, de formação de lideranças regionais.

Gestão Leiteira

PARA: Produtores e trabalhadores na cadeia de leite.