AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

“Diagnóstico e Desafios da Agropecuária”

Imagem

O deputado federal, vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner (DEM-GO), participou, nesta terça (12), em Brasília, da abertura do seminário “Diagnóstico e Desafios da Agropecuária”, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O evento reuniu pesquisadores e especialistas para debater temas relevantes para o setor produtivo, como política agrícola, logística e armazenamento, sustentabilidade ambiental, produção e economia regional.

“Existem vários desafios para serem superados no setor agropecuário brasileiro, como o melhor acesso ao crédito rural oficial que financia 30% da agricultura brasileira. O restante é financiado pelo setor privado ou com recursos dos produtores rurais”, enfatizou Schreiner, que representou o presidente da CNA, João Martins, no encontro. De acordo com o vice-presidente da CNA e presidente da (Faeg), outro ponto importante é a necessidade de ampliação do seguro rural. “Apenas 10% da nossa agricultura possui seguro rural. Já nos Estados Unidos mais de 80% da produção é assegurada. É fundamental aumentar o acesso a esse instrumento, pois seguro rural eficiente atrai outras fontes de investimento”, observou Schreiner.

Para o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, a iniciativa do Ipea em reunir pesquisadores para tratar dos desafios do setor agropecuário é enriquecedora para a proposição de sugestões em busca de soluções. “A pesquisa científica foi bastante importante para contribuir com o setor produtivo em questões relacionadas à produtividade. É importante ter essa integração entre membros da academia e representantes do governo debatendo proposições para o setor agropecuário. O evento foi, sem dúvida, de suma importância”, declarou o superintendente.

Durante o seminário foi lançada a publicação “Desafios da Nação” elaborado a partir de estudos realizados pelo Ipea para a formulação de políticas públicas e retomada de crescimento econômico do Brasil. Na publicação há um capítulo sobre sustentabilidade produtiva, em que foi traçado um amplo diagnóstico do setor agropecuário brasileiro.

Também participaram do evento o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares, e o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.

Texto: Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Tony Oliveira

Comunicação Sistema Faeg/ Senar

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar alcança 400 mil atendimentos com assistência técnica e gerencial

Cursos

Notícias

Cursos gratuitos sobre rodas: conheça a Carreta do Senar Goiás que vai levar conhecimento para todo o estado

Goiás

Notícias

Goiás registra queda no abate de bovinos no último trimestre do ano, mas apresenta crescimento no de suínos e frangos

Imagem