Presidente do Sistema Faeg/Senar acompanha a entrega de 3.305 títulos de propriedade rural do PNRA

Imagem

Há quase 10 anos Josenaldo Nunes Lacerda, de 55 anos, vive com a esposa e dois filhos no assentamento Silvio Rodrigues, em Alto Paraíso de Goiás. Lá trabalha duro produzindo mandioca e banana. Nesta quarta-feira (18) eles realizaram um grande sonho. “Foram mais de nove anos de muito trabalho e luta para conseguir o nosso pedaço de terra. Agora teremos mais segurança e tranquilidade”, celebrou o produtor rural que está entre os contemplados com os títulos de propriedade rural do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

Foram 3.305 títulos entregues, 1.480 são permanentes, ou seja, escrituras. Os outros 1.825 contemplam os beneficiários com concessões temporárias, mas que, segundo a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, se tornarão definitivos em breve.

O presidente do Sistema Faeg Senar e deputado Federal Zé Mário Schreiner participou da solenidade realizada no Projeto de Assentamento Bom Sucesso juntamente com o presidente da república Jair Bolsonaro, o governador de Goiás Ronaldo Caiado, além de outras autoridades. “É sempre muito bom ver as pessoas que lutam para conseguir seu pedaço de terra, com o objetivo de verdadeiramente trabalhar nele, atingirem essa conquista. Eu sempre estou atento a essas demandas e juntamente com os representantes das entidades do agro e parlamentares luto para que ações justas como a de hoje possam ser cada vez mais possíveis”, destaca Zé Mário.

O superintendente do Senar Goiás Dirceu Borges e o vice-presidente administrativo da Faeg, Armando Rollemberg também estiveram presentes na cerimônia que foi considerada a maior transferência de documentação de posse de terra já promovida no Estado. No total foram beneficiados 57 assentamentos rurais localizados em 31 municípios goianos e do Entorno do DF. Ainda no evento, Bolsonaro e Caiado assinaram ordem de serviço, no valor de R$ 2,85 milhões, para iniciar o cronograma de melhoria de trafegabilidade dos projetos de assentamento localizados nos municípios de Flores de Goiás e São João D'Aliança. A ação é fruto de parceria entre a União, por meio do Incra, e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Houve ainda o lançamento do projeto Produzir Brasil, que prevê o atendimento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Estado, com a expectativa de atender cerca de 4 mil famílias goianas. O assentamento Bom Sucesso recebeu ainda o projeto Wi-Fi na Praça. Por fim novos pedidos foram feitos ao presidente Jair Bolsonaro, como a construção centenas de pontes para no estado, pelo menos 15 delas região, com o objetivo de facilitar o acesso às rodovias estaduais e à cidade de Formosa.


Comunicação Sistema Faeg/Senar com informações da Secom-GO


Áreas de atuação

Veja também

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Inscrições

Notícias

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal de Queijo vão até 6 de maio

Campo

Campo Saúde de Santa Helena realiza cerca de três mil atendimentos

Imagem