Sistema Faeg/Senar busca parcerias para crescimento de agricultores familiares

Imagem

Em Quirinópolis, cidade a cerca de 290 km de Goiânia, funciona a associação Casa da Abelha. Ela é formada por 580 agricultores familiares que trabalham com leite e hortaliças.


O mercado da região é promissor porque os alimentos são vendidos para as indústrias, principalmente de processamento de cana-de-açúcar, onde são usados na refeição dos funcionários. As escolas públicas também absorvem parte da produção através do Programa Nacional de alimentação Escolar, o PNAE.


Mas os produtores querem crescer e chegar a 2.800 cooperados, abrangendo regiões vizinhas. Por isso o analista técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás-Faeg, Alexandro Alves, se reuniu com os diretores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa - EMATER, Antelmo Teixeira e Luiz César Gandolfe, para buscar parcerias que atendam principalmente o pedido por mais técnicos que possam dar assistência na produção.


“Eu fui até a diretoria técnica da EMATER para tentar conseguir um apoio técnico para os produtores da região. Já existem os técnicos, mas nós estamos tentando aumentar o efetivo, para que principalmente os pequenos consigam produzir mais. A EMATER disse que vai fazer o que for possível para ajudar. O Sistema Faeg/Senar vai entrar com a Assistência Técnica e Gerencial- ATeG , o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE com o planejamento financeiro e o Banco do Brasil com a oferta de crédito”, explica Alexandro.


Esse trabalho será feito de forma gradativa e o próximo passo será a assinatura de um termo de cooperação entre as entidades.


Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem