AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

45 técnicos do Senar Mais Leite recebem certificado “Programa Leite Zelândia”

Imagem

Nesta segunda-feira (02/12), 45 técnicos de campo do Programa Senar Mais leite receberam os certificados de conclusão dos três módulos da capacitação "Programa Leite Zelândia". A qualificação foi realizada de dezembro de 2018 a junho de 2019, na Fazenda Kiwi, no município de Silvânia.

Os técnicos aprenderam: Escore de condição corporal; Manejo dos problemas de casco; Saúde e bem-estar da vaca; Controle de mastite, Acasalamento e estação de Monta; Estação de parição e período de transição; Criação de bezerras; Criação de novilhas; Produção baseada em sistema á pasto; A ordenha e ordenhadeira, além de Gestão de recursos humanos. As técnicas neozelandesas adaptadas as condições climáticas do estado já foram repassadas a mais de 1000 produtores assistidos pelo Senar Goiás.

O diretor de comunicação do Sistema Faeg/Senar, Marcelo Lessa, fez uma apresentação durante a cerimônia de entrega dos certificados, que contou com a presença do embaixador da Nova Zelândia Chris Langley.

“Os primeiros passos dessa parceria foram dados em 2014. Primeiramente com a entrega de 219 Quadros de Controle de Reprodução para produtores. No próximo ano tivemos a doação de Sêmen genética da Nova Zelândia de três raças oriundas do país: Jersey, Friesian (Frisio) e Kiwicross. Na sequência foi entregue o Kit produtor de leite (Termômetro digital, pluviômetro, fita de pesagem). Tivemos ainda o workshop: O Aumento da Produtividade na Pecuária e Experiência da Nova Zelândia na Qualidade do Leite. E finalmente a capacitação Programa Leite Zelândia que estamos tendo o prazer de fazer a entrega dos certificados, detalhou, Lessa.

O superintendente do Senar Goiás Dirceu Borges, relembrou que a Nova Zelândia é referência na produção de leite a pasto e o treinamento agregou muito para a pecuária de leite do estado. “Essa capacitação, esse conhecimento, essa tecnologia neozelandesa que nossos técnicos tiveram acesso resultaram em bons frutos e fortaleceu mais nossa parceria”.

Para o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a ação é de grande importância para desenvolver a pecuária não só do estado mais do país inteiro. “Essa iniciativa mostra que temos que ir atrás dos nossos objetivos para alcançarmos resultados. Desejo que essa parceria esteja se fortalecendo cada vez mais”, concluiu.

O embaixador da Nova Zelândia destacou o acordo com a União Europeia e abertura do mercado chinês como fatores que potencializam o crescimento da pecuária. “Diante do extenso potencial do Brasil a parceria do governo da Nova Zelândia será cada vez mais forte. É um prazer entregar esses certificados e já ter um retorno do que foi ensinado fazendo diferença para tantos produtores assistidos pelo Senar Goiás”, disse Chris Langley.

O evento foi finalizado com a entrega dos certificados e uma confraternização em que o presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado Federal José Mário Schreiner, falou da amizade entre os dois países. “A Nova Zelândia poderia nos ver como concorrentes. Mas ela enxerga que juntos poderemos ir mais longe. Queremos aqui ampliar essa parceria. Tantos estados vem a FAEG, para conhecer nossas ações de sucesso. Então podemos levar essa parceria que deu tão certo em Goiás para outras regiões, sugeriu. Também estiveram na cerimônia o presidente da Emater Goiás, Pedro Leonardo Rezende, o chefe de gabinete da Seapa, Armando Rollemberg, além de assessores de entidades e integrantes da equipe do Sistema Faeg/Senar.

Foto: Fredox Carvalho

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Veja também

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Prazo

Notícia

Prazo de vacinação contra brucelose é ampliado até outubro

Imagem