AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

A alimentação saudável e o Agrinho 2019

Imagem

Fátima Araújo é Coordenadora do Programa Agrinho do Senar Goiás

Criado para marcar o dia da fundação da Organização das Nações Unidas - ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), comemora-se em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Durante a 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em novembro de 1979 instituiu-se a comemoração da data.

E por falar em alimentação, a FAO destaca em 2019 a promoção de sustentabilidade também na alimentação, defendendo que sim, é possível que esta seja saudável e sustentável, convidando gestores públicos, empresas e sociedade civil a agirem rumo à diminuição da fome no mundo.

E o Brasil, como anda em termos de diminuição da fome e consequente aumento da alimentação? Em 2014, segundo a FAO, o País deixou o Mapa da Fome Mundial. Dentre os maiores produtores de alimentos, o país caminha para que a temática alimentação esteja dentre as pautas que mais contribuam para aumento dos índices de qualidade de vida.

Em Goiás, o cenário se destaca em relação aos demais Estados. Segundo pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2018/2019 renderá cerca de 22,9 milhões de toneladas de grãos, sendo esta superior em 7,5% em relação à colheita anterior. Os demais itens que compõem o cardápio – dentre eles as carnes - também têm em Goiás e no Brasil destaque na produção.

Da mesa para a educação, em Goiás, o Sistema Faeg Senar em parceria com empresas apoiadoras trabalha a temática alimentação através do ensino. Desde 2008 incentiva instituições de ensino público e privado e outras iniciativas educacionais a desenvolverem projetos para serem apresentados junto ao Programa Agrinho, nos quais o meio socioambiental perpassa ações de cidadania, protagonismo, empreendedorismo, saúde, ética, consumo consciente e alimentação saudável estão na linha de frente dos melhores projetos que em 2019 entregará no total de 432 prêmios dentre eles moto e carro zero quilômetro em evento que será realizado no dia 29 de novembro, em Goiânia.

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícia

Senar Goiás oferece curso para prevenir e combater incêndios em áreas agrícolas

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Imagem