AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Abrigo de idosos recebe curso de agricultura urbana do Senar

Dionízio abrigo sagrada famíliaCatherine Moraes

Natural de Nápoles, na Itália, Dionízio Sganzerla, de 85 anos, era só alegria na manhã desta sexta-feira (24). Morador do Complexo Gerontológico Sagrada Família, em Goiânia, há oito anos, ele recebeu o certificado de conclusão do curso de Olericultura que integra o Programa Agricultura Urbana, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás). Satisfeito ele agradeceu pela oportunidade e fez questão de mostrar o resultado final do trabalho realizado em parceria com mais de 20 idosos da casa: uma horta própria.

“Quando me mudei para cá meu quintal era cheio de pedras que eu retirei e fiz uma pequena cerca. No quintal, fui fazendo minha pequena horta e agora, com esse curso, aprendi ainda mais. Aqui é uma tranquilidade, ninguém é obrigado a nada, mas as programações diárias nos distraem e nos alegram. Agradeço a todos que possibilitaram este curso e ao Senar Goiás que foi maravilhoso. Finalmente conheci o Ricardão e ele é mesmo excelente”, brincou, se referindo ao Ricardo Pereira, instrutor do Senar Goiás.

CertificadosO abrigo é administrado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e atende hoje mais de 300 idosos. Destes, quase 80 são moradores! Para realização do curso, a parceria foi firmada pelo Senar Goiás, Associação das Donas de Casa do Estado de Goiás e o abrigo, por meio da OVG.

De forma simples, o curso ensina aos participantes como diferenciar os vegetais, produzir mudas e utilizar restos de alimentos para adubação. Nesta sexta-feira foi dia de entregar os certificados e a cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner; gerente do complexo, Raquel Fonseca e do diretor financeiro e administrativo da OVG, Olavo Marsura.

Presidente e Dionízio“Zelar das pessoas é algo cada vez mais difícil em nossa sociedade, mas é um trabalho dignificante. Eu saí do interior, vivi a vida simples da roça e sei que em qualquer lugar é possível plantar. Hoje vivemos uma pressão ainda maior por alimentos saudáveis e foi assim que tive a ideia do Programa Agricultura Urbana. Nossa grande missão é garantir qualidade de vida às pessoas e agradeço a cada um que possibilita isso. Vocês, participantes, merecem ainda mais nosso carinho porque são o motivo maior de estarmos aqui”, completou José Mário.

O presidente também brincou com os presentes e pediu uma nota para o instrutor Ricardo Pereira. Como resposta, ouviu um coro “nota 10”, e, completou: “Nós temos mais de 300 Ricardos, que trabalham, diariamente, para levar os cursos a todo o Estado. Grandes parceiros também garantem nosso sucesso, como a Associação de Donas de Casa. Ainda temos muito mais para trazer aqui e em outros locais!”, finalizou.

Como solicitar o curso?
Coordenador do Programa Agricultura Urbana do Senar Goiás, Leonnardo Cruvinel explica que as parcerias do Senar são firmadas via Sindicatos Rurais ou entidades parceiras, como a Associação das Donas de Casa. “Já tivemos muitos cursos realizados em parceria com a associação e estamos à disposição para novas solicitações. Quem desejar pode procurar a associação também e os cursos podem ser promovidos até mesmo em condomínios”, afirma.

A presidente Keitty de Abreu afirma que a tentativa da associação é fechar cada vez mais parcerias e agradece ao Senar Goiás pelas portas sempre abertas. “Desta vez os participantes levaram até alfaces para mim. O José Mário é um parceiro de longa data e sou muito feliz pelo trabalho que estamos realizando juntos. Muita gente se deixa levar pelo mais fácil, ir ao supermercado e comprar tudo pronto. Mas fazer uma horta é muito satisfatório e simples. Você ainda tem a garantia de saber como foi produzido”, finalizou.

Áreas de atuação

Veja também

Terminam

Oportunidade

Terminam nesta terça (11) as inscrições para a academia de formação do Senar Goiás com pagamento de bolsa de até R$2.500,00

Desafio

Evento

Desafio AgroStartup 2024: maior maratona de inovação no agro do país começa neste fim de semana

ATeG

Notícia

ATeG do Senar Goiás ajuda no desenvolvimento do cultivo de figo

Imagem