AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Abrigo de idosos recebe curso de agricultura urbana do Senar Goiás

Imagem
::cck::354::/cck::
::introtext::

Catherine Moraes

Natural de Nápoles, na Itália, Dionízio Sganzerla, de 85 anos, era só alegria na manhã desta sexta-feira (24). Morador do Complexo Gerontológico Sagrada Família, em Goiânia, há oito anos, ele recebeu o certificado de conclusão do curso de Olericultura que integra o Programa Agricultura Urbana, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás). Satisfeito ele agradeceu pela oportunidade e fez questão de mostrar o resultado final do trabalho realizado em parceria com mais de 20 idosos da casa: uma horta própria.

“Quando me mudei para cá meu quintal era cheio de pedras que eu retirei e fiz uma pequena cerca. No quintal, fui fazendo minha pequena horta e agora, com esse curso, aprendi ainda mais. Aqui é uma tranquilidade, ninguém é obrigado a nada, mas as programações diárias nos distraem e nos alegram. Agradeço a todos que possibilitaram este curso e ao Senar Goiás que foi maravilhoso. Finalmente conheci o Ricardão e ele é mesmo excelente”, brincou, se referindo ao Ricardo Pereira, instrutor do Senar Goiás.
O abrigo é administrado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e atende hoje mais de 300 idosos. Destes, quase 80 são moradores! Para realização do curso, a parceria foi firmada pelo Senar Goiás, Associação das Donas de Casa do Estado de Goiás e o abrigo, por meio da OVG.

De forma simples, o curso ensina aos participantes como diferenciar os vegetais, produzir mudas e utilizar restos de alimentos para adubação. Nesta sexta-feira foi dia de entregar os certificados e a cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner; gerente do complexo, Raquel Fonseca e do diretor financeiro e administrativo da OVG, Olavo Marsura.
“Zelar das pessoas é algo cada vez mais difícil em nossa sociedade, mas é um trabalho dignificante. Eu saí do interior, vivi a vida simples da roça e sei que em qualquer lugar é possível plantar. Hoje vivemos uma pressão ainda maior por alimentos saudáveis e foi assim que tive a ideia do Programa Agricultura Urbana. Nossa grande missão é garantir qualidade de vida às pessoas e agradeço a cada um que possibilita isso. Vocês, participantes, merecem ainda mais nosso carinho porque são o motivo maior de estarmos aqui”, completou José Mário.

O presidente também brincou com os presentes e pediu uma nota para o instrutor Ricardo Pereira. Como resposta, ouviu um coro “nota 10”, e, completou: “Nós temos mais de 300 Ricardos, que trabalham, diariamente, para levar os cursos a todo o Estado. Grandes parceiros também garantem nosso sucesso, como a Associação de Donas de Casa. Ainda temos muito mais para trazer aqui e em outros locais!”, finalizou.

Como solicitar o curso?
Coordenador do Programa Agricultura Urbana do Senar Goiás, Leonnardo Cruvinel explica que as parcerias do Senar são firmadas via Sindicatos Rurais ou entidades parceiras, como a Associação das Donas de Casa. “Já tivemos muitos cursos realizados em parceria com a associação e estamos à disposição para novas solicitações. Quem desejar pode procurar a associação também e os cursos podem ser promovidos até mesmo em condomínios”, afirma.

A presidente Keitty de Abreu afirma que a tentativa da associação é fechar cada vez mais parcerias e agradece ao Senar Goiás pelas portas sempre abertas. “Desta vez os participantes levaram até alfaces para mim. O José Mário é um parceiro de longa data e sou muito feliz pelo trabalho que estamos realizando juntos. Muita gente se deixa levar pelo mais fácil, ir ao supermercado e comprar tudo pronto. Mas fazer uma horta é muito satisfatório e simples. Você ainda tem a garantia de saber como foi produzido”, finalizou.

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::::cck::354::/cck::
Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem