AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Agro pelo Brasil destaca boas práticas para a pecuária e produção de cafés

Imagem

A terceira edição do evento Agro pelo Brasil iniciou, na sexta (30), com informações relevantes sobre a produção de bezerros de qualidade, manejo de pastagens, práticas agrícolas para a produção de café, inovação, esclarecimento de dúvidas relacionadas ao agro, além de cultura e gastronomia.

A transmissão online do Sistema CNA/Senar envolveu as cidades de Brasília (DF), Salvador (BA), Goiânia (GO), Porangatu (GO), Itamaraju (BA) e Itabela (BA).


Ao longo da programação, o público também pôde conhecer histórias de produtores rurais beneficiados com as iniciativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Pecuária -

O debate sobre a produção de bezerros de qualidade abriu a programação. O coordenador de programas do Senar/BA, Leonardo Rocha Paulino, destacou que o manejo nutricional correto e o melhoramento genético são fundamentais para a produção eficiente de bezerros. Para o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), Marcelo Penha Silva, o investimento em bezerros de qualidade reduz o ciclo da pecuária para a produção de carne.
As melhores estratégias de manejo de pastagem para o aumento da produtividade e sustentabilidade foram abordadas em um painel com a participação do assessor técnico do Senar, Vilton Júnior, do coordenador de programas do Senar/BA, Felipe de Cabral, e do gerente de Formação Profissional do Senar/GO, Leonnardo Furquim.

“A pecuária brasileira vivencia um cenário favorável pelos valores pagos e volume de exportações. Essa perspectiva econômica favorece a aplicação de tecnologias pelo pecuarista e a equipe técnica da Senar está à disposição em todo o Brasil para dar suporte aos produtores”, ressaltou Vilton.

Produção vegetal -
A importância das boas práticas para a produção de café de qualidade foi apresentada pelo coordenador de produção vegetal da CNA, Maciel Silva e pelo segundo vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Ricardo Covre.
Eles mostraram a evolução da cafeicultura no Brasil, com destaque para o cultivo de cafés especiais que estão ganhando espaço no paladar dos consumidores.
“De janeiro a setembro o país exportou mais de 23 milhões de sacas de café. Desse total, os produtos diferenciados representaram 4,8 milhões de sacas. O cafeicultor que ofertou cafés especiais com certificação ou outra característica com qualidade superior recebeu 38% a mais”, destacou o coordenador da CNA.

Novidades –

A terceira edição do evento online Agro pelo Brasil ainda trouxe novos quadros para desvendar mitos relacionados ao agronegócio e mostrar soluções tecnológicas às propriedades rurais.
No quadro Agro Mitos, o consultor de tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré, esclareceu dúvidas sobre a utilização de defensivos agrícolas para a produção de alimentos e como a pecuária tem efeito benéfico no combate a incêndios.

Arte e gastronomia –
O espaço Talentos da Nossa Terra contou com as apresentações musicais de Júnior Gois e Marcelo Henrique, de Porangatu (GO) e de Yasmin Campeche e Taty Oliveira, de Itamaraju (BA).
Para encerrar a programação de sexta, o programa “Do Rural à Mesa” mostrou o preparo do prato escondidinho de carne servido na moranga, elaborado pelo chef Boy.
O Agro pelo Brasil segue no sábado (31). Para rever a programação de sexta, acesse:
www.agropelobrasil.com.br

Assessoria de Comunicação CNA





Áreas de atuação

Veja também

ProArte:

Notícia

ProArte: Senar oferece programa gratuito para ajudar produtores artesanais

Desafio

Desafio AgroStartup 2024: veja os vencedores da maior maratona de startups do agro no Brasil

400

Notícia

400 pessoas participam de Dia de Campo, do Senar Goiás, em fazenda caso de sucesso de pecuária leiteira

Imagem