AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Agrodefesa alerta para regras sanitárias em eventos com equídeos

Imagem

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), por meio da Gerência de Fiscalização Animal, alerta as pessoas e organizações interessadas em promover eventos pecuários e/ou aglomeração de animais sobre a documentação sanitária obrigatória para que tais atividades sejam realizadas. A observância dos aspectos legais é de fundamental importância, tendo em vista a ocorrência de possíveis consequências na saúde pública, na saúde animal e na economia do Estado.

Especialmente no caso de equídeos (asininos, equinos e muares), a Agrodefesa lembra que a participação em eventos como cavalgadas, cavalhadas, vaquejadas e demais provas equestres, é obrigatório o porte dos seguintes documentos: Guia de Trânsito Animal – GTA; Exame Negativo para Anemia Infecciosa Equina – AIE; Exame Negativo para Mormo e Vacinação contra Influenza Equina, conforme estabelece a Instrução Normativa Mapa nº 06/2018 e as Instruções Normativas nºs 45/2004, 06/2015 e 06/2018 da Agrodefesa.

O período de carência para participação em eventos pecuários e/ou aglomerações, pós-vacinação contra Influenza Equina, é de 15 dias. Quanto à AIE, Mormo e Influenza Equina, são todas doenças transmissíveis entre os equídeos, sendo o Mormo uma zoonose (doença transmissível ao homem) que pode até ocasionar a morte.

Fonte: Agrodefesa

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Curso

Notícia

Curso de produção de ovos do Senar Goiás oferece novas possibilidades de renda com avicultura

Do

Desafio AgroStartup 2024

Do Campo ao Futuro: Soluções Inovadoras emergindo no AgroStartup 2024

Há

Notícia

Há 16 anos o Senar Goiás leva qualidade de vida para a família rural com o Campo Saúde

Imagem