O início do plantio de soja na safra de verão em Goiás foi antecipado para o dia 25 deste mês, conforme Instrução Normativa publicada no Diário Oficial do Estado na edição de quarta-feira, 04. A medida tem caráter excepcional, com validade somente para a safra de soja 2019/2020. Com isso, o vazio sanitário estabelecido para o período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano, fica reduzido em cinco dias e continua até o dia 24 deste mês, o que significa que até esta data não pode haver plantas voluntárias de soja nas áreas cultivadas na safra anterior.
Justificativas
O presidente da Agrodefesa, José Essado, explica que a decisão de antecipar em cinco dias o plantio da nova safra de verão teve como base os procedimentos adotados por estados vizinhos a Goiás e pedido formalizado pelo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner, ao ponderar que a antecipação do vazio sanitário da Soja impactará na colheita do algodão de melhor qualidade, minimizando ainda prejuízos e perdas decorrentes de fatores climáticos.
Nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, todos limítrofes de Goiás, o vazio sanitário da cultura da soja termina no dia 15 de setembro de cada ano, conforme Portarias e Instruções Normativas dos órgãos de defesa daqueles Estados. Isso significa que os plantios naqueles Estados poderão ser iniciados no dia 16 deste mês. Goiás optou por estabelecer a data de 25 de setembro para início da semeadura, ou seja, dez dias após o início do plantio nos Estados vizinhos.