Agrodefesa considera pedido da FAEG e autoriza antecipação do plantio de soja da safra de verão

Imagem

O início do plantio de soja na safra de verão em Goiás foi antecipado para o dia 25 deste mês, conforme Instrução Normativa publicada no Diário Oficial do Estado na edição de quarta-feira, 04. A medida tem caráter excepcional, com validade somente para a safra de soja 2019/2020. Com isso, o vazio sanitário estabelecido para o período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano, fica reduzido em cinco dias e continua até o dia 24 deste mês, o que significa que até esta data não pode haver plantas voluntárias de soja nas áreas cultivadas na safra anterior.

Justificativas

O presidente da Agrodefesa, José Essado, explica que a decisão de antecipar em cinco dias o plantio da nova safra de verão teve como base os procedimentos adotados por estados vizinhos a Goiás e pedido formalizado pelo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner, ao ponderar que a antecipação do vazio sanitário da Soja impactará na colheita do algodão de melhor qualidade, minimizando ainda prejuízos e perdas decorrentes de fatores climáticos.

Nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, todos limítrofes de Goiás, o vazio sanitário da cultura da soja termina no dia 15 de setembro de cada ano, conforme Portarias e Instruções Normativas dos órgãos de defesa daqueles Estados. Isso significa que os plantios naqueles Estados poderão ser iniciados no dia 16 deste mês. Goiás optou por estabelecer a data de 25 de setembro para início da semeadura, ou seja, dez dias após o início do plantio nos Estados vizinhos.

Comunicação Sistema Faeg/Senar
Áreas de atuação

Veja também

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Novo

Infraestrutura

Novo Instrumento de Convocação é Publicado - Pavimentação da Rodovia GO-147

Imagem