AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Alimentação de gado é tema de capacitação para técnicos de Goiás

Imagem

foto nivaldo ferrO Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o e a Zootec promovem a primeira fase da capacitação continuada em produção de leite para técnicos do estado de Goiás.

Nos dias 19 e 20 de setembro, 45 técnicos das instituições e também da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram do “Modulo Especial - Preparação de Forragem no Período das Águas” realizado no Centro de Treinamento da Emater, em Goiânia.

Durante a atividade, os técnicos esclareceram dúvidas sobre método de soma, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), implantação, manejo e irrigação de pastagens, dentre outros assuntos relacionados a alimentação do gado.

De acordo com a responsável pela atividade e a analista de transferência de tecnologia da Embrapa, Pricila Vetrano Rizzo, a temática da capacitação é voltada para assuntos relacionados a alimentação do rebanho voltada para o período das chuvas. Ainda segundo a analista, “o objetivo do curso é capacitar os técnicos. A ideia é que os participantes apliquem nas propriedades o que aprenderam no curso de acordo com a demanda dos produtores, e num segundo modulo, darão um retorno sobre o que foi aplicado”.

O gerente de assistência técnica e gerencial do Senar Goiás, Guilherme Bizinoto, observou que “a expectativa da parceria entre as instituições é consolidar o conhecimento na pecuária de leite em Goiás”. O gerente ainda completou que o objetivo principal do curso é no atendimento ao produtor rural, onde os técnicos capacitados levarão as propriedades uma assistência técnica de qualidade, resultando no aumento da rentabilidade, produção e produtividade do campo.

O zootecnista e chefe de gabinete da Emater, Antelmo Teixeira Alves, destacou que a atividade faz parte do planejamento da nova metodologia adotada pela Emater, a Rede de Inovação Rural (RIR), com foco na alimentação do gado direcionado para a entressafra do próximo ano.

“O conhecimento adquirido pelos técnicos será transferido dentro do que prevê a metodologia nas visitas realizadas nas propriedades, dentro do planejamento da RIR em relação a alimentação do rebanho bovino para os próximos anos”, destacou o zootecnista.

O técnico responsável pela Unidade Local de Jataí, Fernando Coelho, ressaltou uma das frases citadas no curso, que os servidores precisam ser tecnificados. Coelho ainda completou que a grande vantagem da tecnificação é a viabilidade que você tem nas diferentes produções e nas maneiras diferentes de formas de aplicar a tecnologia na região.

Rede de Inovação

A Rede de Inovação Rural é uma metodologia de assistência técnica e extensão rural (Ater) adotada pela Emater, que leva em conta a gestão da propriedade junto às famílias, comunidades e organizações rurais, e visa a emancipação dos produtores, além de ter como objetivo ampliar o acesso a assistência técnica contínua.

Texto: Nathália Peres

Foto: Emater / Nivaldo Ferr

Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem