AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Apesar da chuva, Faeg/Senar em Ação é sucesso em Aragarças

Imagem

acao larissamelo 112 edMurillo Soares

A cidade de Aragarças amanheceu, no sábado (28), imersa em um clima incomum. Ao contrário do calor de praxe, caía uma chuva preguiçosa que pintou a cidade de cinza. Mas nem por isso a população cedeu ao clima e ficou em suas camas: mais de 1.200 pessoas foram ao Colégio José Nogueira para o Faeg/Senar em Ação, que foi um sucesso. Essa edição do programa fechou um fim de semana intenso para a equipe, que também esteve em Baliza na quinta-feira (26) e em Bom Jardim de Goiás, na sexta-feira (27).

A ação integra o calendário de ações da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), que levam a municípios goianos, serviços de utilidade pública como atendimentos médicos.

Houve serviços nas áreas de clínica geral, cardiologia, pediatria, dermatologia, odontologia; exames de Papanicolau, PSA e Eletrocardiograma; e ainda teste de glicemia, aferição de pressão e cálculo de IMC. Na parte da cidadania, houve cadastro de CPF, fotografia, xérox e emissão da carteira de identidade para os maiores de 15 anos. E ainda demonstrações de cursos do Senar Goiás.

Durante a solenidade da abertura, o prefeito de Aragarças, Aurélio Mendes, ressaltou a saúde é um dos pontos primordiais de sua gestão e que as ações da Faeg e do Senar Goiás vão de encontro ao que é feito na cidade. “Se todo homem público tivesse essa mesma preocupação, evitaríamos muitos problemas”, disse. Ele estava acompanhado do vereador Marcivon Rosa, que completou sua fala, expondo que o programa foi fruto de fortes parcerias entre a Faeg, o Senar Goiás, a Câmara Municipal de Aragarças e o Sindicato Rural (SR) de Bom Jardim de Goiás, que também atende Aragarças e Baliza.

acao larissamelo 37O presidente do SR, Divaldo Queiroz, também esteve na solenidade. Ele incentivou a população a aproveitar o máximo da estrutura que estava disponível. O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, agradeceu aos parceiros na solenidade e sublinhou que o Sindicato Rural tem trabalhado muito na cidade. “O evento que está acontecendo aqui é o cumprimento de um compromisso que fiz com o SR, o prefeito, o vereador Marcivon e a população”, frisou.

“Muitos se perguntam o que o Sindicato Rural e o Sistema Faeg/Senar têm a ver com saúde e cidadania. Mas tem tudo a ver”, garantiu. José Mário destacou que deve-se olhar para as pessoas, cuidar delas e ampará-las. “Pergunto-me qual será o futuro das crianças do nosso país, com tanta perdição e descaso nas ruas”, completou. Ele exemplificou sua fala, apresentando números da quantidade de atendimentos oftalmológicos no estado. “Goiás tem 246 municípios, mas apenas 17 deles têm atendimento específico para os olhos. E isso é muito preocupante”, disse.

Também estavam presentes os parceiros: vereador Celso Barros; gerente da Caixa Econômica Federal, Cláudio Barros; Márcio Lima, diretor da Escola Municipal Adalgiza Lima; diretores do SR de Bom Jardim, Eronilton Magalhães e Fábio Vilela.

Abraçando regiões vizinhas
O Faeg/Senar em Ação não atendeu apenas a cidade de Aragarças. Boa parte da população de Bom Jardim que não conseguiu ser atendida no dia anterior, foi para a cidade vizinha para ter acesso aos serviços. Além dos bom-jardinenses, uma parte da população de Barra do Garças (MT) também foi ao evento.

Mariza Dias e Melissa Gomides, mãe e filha, foram ao Faeg/Senar em Ação em busca de consultas oftalmológicas e teste de glicemia. “Onde moramos, a estimativa para que se consiga uma consulta em qualquer área é de 3 meses. Dependendo do médico, até mais. Aqui é tudo mais rápido e somos bem atendidos”, contou Mariza, a mãe. Além da filha, ela levou uma sobrinha e uma amiga para receber atendimentos.

acao larissamelo 17Proteção de nascente
Ainda na cidade de Aragarças, a equipe do Sistema Faeg/Senar protegeu mais uma nascente, na Chácara Por do Sol, propriedade de José Costa do Nascimento. “Quando criamos o programa, tínhamos em mente os problemas que temos com água”, disse o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner. “Cuidar da água, é cuidar da vida”, completou.

Estavam presentes também o prefeito de Aragarças, Aurélio Mendes, os vereadores Marcion Rosa e Celso Barros, o gerente da Caixa Econômica Federal, Cláudio Barros, e o presidente do Sindicato Rural de Bom Jardim de Goiás, Divaldo Queiroz. Juntos, eles plantaram dois Ipês, simbolizando a proteção do olho d’água. “Assim que terminarmos de cadastrar a nascente, pessoas do mundo todo saberão que aqui tem gente preocupada com o meio ambiente”, finalizou Schreiner.

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem