AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Apimentando a renda

Imagem

A mais de 300 quilômetros de Goiânia, no município de Niquelândia, vive a comunidade do Pré-Assentamento Vida Nova. São 250 famílias que produzem, em 18 alqueires, boa parte do próprio alimento, com plantações de batata, feijão e milho, além de hortaliças. Mas e pra pagar as outras contas da casa? Era preciso buscar uma solução para apimentar a renda. “Nessa busca entrou o Senar Goiás. Nós fomos até o Sindicato Rural de Niquelândia e solicitamos o curso de Cultivo de Pimenta. O instrutor do Senar veio e nos ensinou o plantio, a colheita, o armazenamento, os molhos compotas e as geleias. E aí nos começamos nossa plantação”, explica Jean Carlos Matos, líder dos assentados.

Atualmente eles têm plantados quatro mil pés de pimenta malagueta, mil da variedade malaguetinha e mais mil de cumari do Pará. Cada colheita rende 300 quilos do fruto que são transformados em conservas. “Nós começamos esse trabalho tem 6 meses e já temos um estoque de 1.300 litros de conserva. Estamos negociando com duas fábricas de Nerópolis e esperamos que essa negociação nos rendam tantos bons frutos quanto nossa plantação”, confia Matos.

O Senar Goiás já realizou mais de 50 cursos no pré-assentamento. “Abre a mente da gente, do homem do campo no geral. Nos deixa mais atualizados com a tecnologia. Mesmo nos lugares mais remotos é possível buscar informação. No nosso caso, quando a gente coloca a mão na massa, faz a diferença porque voltamos às nossas raízes. E é maravilhoso ver cada colheita farta. O resultado de cada ‘panha’ de pimenta nos encanta”, empolga Leila Martins da Silva Matos, também líder do Vida Nova.



Cultivo de Pimenta

Com carga horária de 24 horas se aprende:

Plantio de mudas de pimenta

Plantio de sementes de pimenta

Dimensionamento de covas e adubação de plantio

Variedades de pimenta no mercado goiano

Tratos culturais para cultura da pimenta

Colheita, embalagem e comercialização da pimenta

Produção de molhos, picles e geleias de pimenta

Saiba mais

Ficou interessado? Procure o Sindicato Rural da sua região ou entre no site: https:/sistemafaeg.com.br/senar


Revana Oliveira I revana@faeg.com.br

Áreas de atuação

Veja também

Mercado

Notícia

Mercado de aluguel de máquinas agrícolas apresenta boas opções para pequenos e médios produtores

Apicultores

Notícia

Apicultores de Goiás devem cadastrar propriedade criadora de abelhas junto a Agrodefesa

Interleite

Notícia

Interleite Brasil 2024 será realizado com apoio do Senar Goiás

Imagem