Muito mais que uma atividade econômica-produtiva, valores como humanismo, liberdade, igualdade, solidariedade e racionalidade permitem que as organizações cooperativistas vão além, assumindo o protagonismo na transformação de uma sociedade mais justa. Esta é a verdadeira conquista das cooperativas e algo que deve ser sempre lembrado na data comemorativa do cooperativismo.
O ato de cooperar é da natureza humana desde momento que organizamos em sociedade para um desenvolvimento conjunto. Juntos somos mais fortes e com este princípio que, desde século XIX, o movimento cooperativista evolui e ganha espaço em todas as áreas econômicas.
De acordo com o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO), temos 238 cooperativas goianas, dos mais diferentes ramos cooperativistas. Todas estas instituições são formadas por mais de 261 mil cooperados e empregam aproximadamente 12 mil trabalhadores. De forma geral, em todo estado 1 milhão de pessoas ligadas ao cooperativismo em Goiás, entre cooperados, empregados e núcleos familiares.
Deste total, 80 cooperativas são do ramo agropecuário, o que mostra a pungência do setor produtivo rural dentro deste movimento. Não poderia ser diferente visto que os princípios cooperativos são sinérgicos as necessidades dos produtores rurais na busca por melhoria de renda e, principalmente, qualidade de vida.
Esta sinergia pode ser comprovada em diferentes estudo que mostram que produtores associados a cooperativas tem melhor desempenho da sua produção. Este melhor desempenho, muitas das vezes é também traduzido em melhor renda e qualidade de vida, visto que um dos grandes benefícios das cooperativas é o melhor posicionamento na comercialização.
É inegável que este processo leva ao desenvolvimento da região que cerca esta cooperativa, aprimorando a qualidade de vida de toda a sociedade. Isso de fato que devemos celebrar e valorização no dia do cooperativismo.
Em Goiás não podemos falar de cooperativismo sem falar da experiência de destaque da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano – COMIGO. Fundada em 1975, a Comigo possui mais de 8 mil cooperados e tem um faturamento anual que ultrapassa a casa do R$ 7 bilhões. Considerando apenas a área de grãos, em 2020 a cooperativa recebeu 56,6 milhões de sacas de 60 kg, o que faz dela uma das principais originadoras do Centro-Oeste.
Como a Comigo, há várias cooperativas se destacando no Estado, contribuindo para o desenvolvimento produtivo e social. Cooperativas que são provas vivas de que unir forças para um crescimento comum faz toda a diferença para uma sociedade.
Por fim, comprimento cumprimentando todos cooperativista de Goiás, meus votos são de desejo de que nos próximos anos possamos falar em números cada vez mais robustos do movimento cooperativo goiano, celebrando o seu crescimento, sua força e, principalmente, os benefícios levados a todos.
Artigo do presidente do Sistema Faeg Jose Mário Schreinner