Assessoria jurídica da FAEG acompanha manifesto de produtores em Anápolis

Imagem

Dezenas de produtores rurais compareceram a audiência pública realizada, nesta quinta-feira (12/12), em Anápolis. Eles foram manifestar ao prefeito da cidade, Roberto Naves, a insatisfação com a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Piancó. Segundo eles a medida vai trazer mais prejuízos para a economia do que realmente benefícios para a população.

De acordo com o assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás –FAEG, Augusto Cesar de Andrade, falta gestão da Saneago para fazer um melhor aproveitamento dos recursos hídricos da cidade. Isso porque não tem um reservatório e a captação é feita direto no rio. “Sem isso, mesmo com a Área de Proteção Ambiental não existe garantias de que não falte água. A APA Rio Piancó preocupa os produtores porque, eles perdem a autonomia de decisão no trabalho. Tudo que for produzido dentro da propriedade terá que passar pela aprovação de um conselho gestor. Muitos temem prejuízos de produção e não confiam numa suposta indenização, caso isso aconteça”, explicou o advogado.

Quem depende da terra para trabalhar, questiona também a falta de estudos mostrando as condições fundiárias, econômicas, sociais e a falta de diálogo com a classe, antes de cumprir o decreto. “ Mesmo assim estamos contando com a sensibilidade do prefeito para rever a ideia da unidade de conservação”, espera o assessor jurídico.

Comunicação Sistema FAEG/ SENAR

Áreas de atuação

Veja também

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Novo

Infraestrutura

Novo Instrumento de Convocação é Publicado - Pavimentação da Rodovia GO-147

Imagem