Atraso no período chuvoso pode encarecer preço de bezerros

Imagem

bezerro divulgacaoO atraso do período chuvoso neste ano deve ter consequências de longo prazo para os pecuaristas que fazem as atividades de cria e recria de bovinos, afirma o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Maurício Velloso. “Vamos ter bezerros mais leves chegando ao mercado”, disse o presidente.

Segundo Velloso, as chuvas tardias atrasaram o período de monta neste ano em cerca de dois meses, levando a atividade para os meses de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Consequentemente, das vacas que emprenharem vão nascer animais do fim de 2018 ao início de 2019.

Sendo assim, esses recém-nascidos vão atingir a desmama entre o fim do período de águas e início da seca. “Vão ser mais leves e tardios”, diz.

Segundo Velloso, pecuaristas vão ainda ter de desembolsar mais com gastos em suplementação de vacas e bezerros, com o atraso da oferta de pastagem. “Quem faz cria, recria e engorda precisa ter um planejamento de longo prazo”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Sistema Faeg Senar Goiás

Telefone: (62) 3096-2113

sistemafaeg.com.br

twitter.com/ SistemaFaeg

facebook.com/ SistemaFaeg

instagram.com/ SistemaFaeg

flickr.com/photos/sistemafaeg

Áreas de atuação

Veja também

Novo

Notícias

Novo guia fortalece regras de integração nas cadeias de aves e suínos

Veja

Notícias

Veja como fazer parte de uma das federações jovens de maior destaque do país

Criação

Notícias

Criação de codornas: Senar Goiás abre agenda para curso que amplia renda no campo

Imagem