Avanços na produção de soja foram destaques na abertura do CBSoja

Imagem

whatsapp image 2018 06 11 at 20.29.32Começou nesta segunda-feira (11), em Goiânia (GO), o VIII Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja). O evento, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), ocorre no Centro de Convenções e segue até o dia 14 de junho. A abertura do congresso contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Bartolomeu Braz, que destacou os avanços na produção de soja em Goiás e no Brasil. “Nossa soja é desenvolvida com ciência, tecnologia, produtividade e sustentabilidade. Além é claro, do trabalho fundamental dos produtores rurais, que fazem de nós, um dos maiores produtores da cultura no mundo”, disse em seu discurso.

Braz que também é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil e Goiás), apontou a logística e infraestrutura como desafios para o avanço do setor no Brasil. “Precisamos investir em modais, logística e mais infraestrutura para escoar nossa produção. Com isso, ganhamos em competitividade e recordes de produção”, ressaltou.

CBSojawhatsapp image 2018 06 11 at 20.29.36

Para o presidente do CBSoja, Alexandre Cattelan, o objetivo do congresso é debater os desafios de produção da cadeia produtiva da soja e as inovações para a cultura. “Procuramos construir uma agenda ampla que abrange os principais desafios atuais e, ao mesmo tempo, mapeia as perspectivas tecnológicas para a cultura”, explica Cattelan.

Entre os destaques da programação estão a inclusão de palestras e conferências sobre as novas tecnologias de edição de genoma (como CRISPR/CAS9) e ferramentas digitais que auxiliam na busca de maior produtividade, agilidade, eficiência na gestão e na sustentabilidade dos sistemas produtivos.

Ao longo do congresso também serão apresentados trabalhos científicos de diversas áreas que envolvem a cultura de soja. De acordo com Cattelan, 338 foram inscritos e estarão expostos como pôsteres na programação do evento. “Teremos também uma feira com mais de 50 expositores e apoiadores de diferentes seguimentos, que levarão produtos e serviços para os produtores e profissionais que trabalham com soja”, explica o presidente.

Mercado

Em Goiás, o complexo soja foi responsável por puxar o resultado positivo da balança comercial no mês de abril, com 62,91% das exportações realizadas por Goiás no período. No total, a negociação de produtos goianos com outros países alcançou US$ 706,3 milhões, sendo US$ 444 milhões de soja. Cattelan explica que a importância do Estado para o agronegócio foi um dos motivos para trazer o congresso novamente para Goiânia. “A localização também é estratégica para receber participantes de todo o País”, afirma o presidente.

Áreas de atuação

Veja também

Agro

Notícias

Agro contribui para conter aumento da inflação em junho

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Imagem