Em Brasília, Brasil e Estados Unidos promovem diálogo sobre política e seguro agrícola

Para conhecer experiência americana Faeg participa de debate na CNA . Foto Arquivo FaegNayara Pereira com informações da CNA

Em busca de uma política agrícola estável e confiável, capaz de criar um ambiente jurídico e econômico propício para a produção, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), e entidades ligadas ao setor, receberão nesta quinta-feira (15), na sede da CNA, especialistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), para falarem sobre a política de Estado para o setor e sobre seguro agrícola, considerado um dos principais gargalos da agricultura brasileira na atualidade.

Para o presidente da Federação, José Mário Schreiner, que participará do evento, esse encontro será fundamental para conhecer as bases da Farm Bill – conhecida como lei agrícola americana – no Brasil. “A intenção é aperfeiçoar e buscar novas propostas para a política agropecuária brasileira, além de novos caminhos para os instrumentos de operacionalização e a reformulação da política de garantia de preços a estabilização da renda do produtor rural. Já que a política de Estado precisa de eficiência em todos os seus aspectos”, destaca o presidente.

Segundo Schreiner, a experiência brasileira com seguro agrícola, precisa de aperfeiçoamento nas formas de operacionalização e a forma de acesso do produtor a subvenção do governo. “Mesmo que o número de produtores e também da área coberta com seguro agrícola tenham crescido desde a criação do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), em 2003, a utilização do seguro agropecuário no Brasil, ainda é incipiente e só será possível avançar suprindo os gargalos enfrentados”.

Propostas

O evento “Diálogo agrícola Brasil – Estados Unidos” tem o objetivo de permitir o debate sobre a estrutura da lei agrícola norte americana que assegurou ao país o planejamento, em longo prazo, para uma produção agrícola bem-sucedida. Além da intenção da CNA, com expectativas do segmento rural do Brasil, para que as políticas do setor alcancem níveis de eficiência e estabilidade semelhantes aos dos maiores e melhores países produtores, como EUA, Austrália, União Europeia etc.

Além da presença do presidente da CNA, João Martins, da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, e da ministra Kátia Abreu, participam do “Diálogo agrícola Brasil – Estados Unidos” o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), André Nassar, o economista Jason Hafemeister, o atuário Thomas Worth, e o diretor da Agência de Gestão de Risco, Brandon Willis, todos do USDA.

Serviço

Evento: “Diálogo agrícola Brasil-Estados Unidos”

Data: 15/10/15

Horário: 8h às 13h

Local: Auditório da CNA – SGAN quadra 601, Módulo K, edifício Ernesto de Salvo – Brasília/DF

Áreas de atuação

Veja também

Queda

Notícia

Queda nos preços marca início de março no mercado de feijão após altas recentes

Produtores

Notícia

Produtores de cachaça de alambique e doce de leite têm até 31 de março para se inscrever no Prêmio Brasil Artesanal 2026

Desafio

Notícia

Desafio AgroStartup 2026 abre inscrições para impulsionar soluções inovadoras no agronegócio goiano

Imagem