AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Brasil exportará 56 milhões de toneladas de soja em 2016

Imagem

Consultor destaca o potencial da soja. Foto Fredox CarvalhoNayara Pereira

“O Brasil exportará em 2016 cerca de 56 milhões de toneladas de soja”, apresentou o consultor de mercado e analista da Bolsa de Chicago, Pedro Dejneka, em mais uma edição do Seminário de Comercialização de Grãos, realizado nesta quinta-feira (21), na cidade de Goiatuba. O evento, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) em parceria com os Sindicatos Rurais (SRs), visa levar aos produtores goianos do estado, informações sobre o mercado de grãos e as potencialidades da produção.

Em sua afirmação, Dejneka destaca que mesmo com as atuais dificuldades econômicas e políticas que o Brasil vem enfrentando, as exportações se manterão altas em 2016, chegando a atingir valores entre 55 a 57 toneladas. “O Brasil é o protagonista do mercado mundial, mesmo com todas as dificuldades que temos, a safra de soja se manterá e terá um leve aumento em 2016. Mesmo com a alta do dólar, os produtores conseguiram se planejar e antecipar suas compras”, disse. Além disso, destacou também que os estoques globais de grãos em 2016 serão os maiores dos últimos 29 anos. Produtor foi em busca das perspectivas dos grandes players mundiais. Foto Fredox Carvalho

O produtor Paulo Cardoso, de Goiatuba, antecipou a compra de insumos e defensivos, antas da alta do dólar e conseguir equilibrar sua plantação de cerca de mil hectares de soja. “Analisando todos os fatores, o impacto foi benéfico. Antecipei e aproveitei essa alta por conta dos valores. A preocupação é com a próxima safra, já que tudo estará alto”, destacou.

Buscando se atualizar, Paulo foi ao Seminário de Grãos, para ouvir do consultor as perspectivas dos grandes players mundiais, como Estados Unidos e a Chuna. “Costumo observar as análises feitas pelo Pedro, inclusive buscar sempre informações dos grandes mercados sobre os preços das commodities”.

Bartolomeu destacou os potenciais de Goiás. Foto Fredox CarvalhoPrevisão para Goiás

De acordo com o vice-presidente da Faeg, Bartolomeu Braz que deu as boas-vindas aos produtores presentes, destacou que a produção de soja da safra 2015/16 deve chegar a 9,8 milhões de toneladas, um aumento estimado de 13,9% em relação a passada. “Estimamos uma área plantada de 3,35 milhões de hectares cultivados, praticamente a mesma da anterior”, disse.

Áreas de atuação

Veja também

Por

Revista Campo

Por que muitas flores dos cajueiros não vingam? O Senar responde.

Pequenas

Notícia

Pequenas modificações são apresentadas pela USDA para a safra 2024/25

Se

Notícia

Se matricule: aulas do curso de hospedagem rural começam nesta segunda,16

Imagem