AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Café com CBN debate a importância do campo para a economia da cidade

Imagem

WhatsApp Image 2018 05 22 at 16.33.44Com a presença de parceiros e convidados, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com a CBN Goiânia, realizaram nesta terça-feira (22), mais uma edição do projeto Café com CBN. Durante o programa, foi discutido a temática ‘Do Campo à Cidade’. De acordo com o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, essa parceria entre instituição e veículo de comunicação serve de oportunidade para levar à sociedade informações sobre a agropecuária e sua contribuição para a economia do estado.

Segundo José Mário não existe o agro sem o negócio e o negócio sem o agro. Para ele, a base de tudo isso é a produção. “Quando você tem uma base muito boa na produção, você sustenta os outros elos da cadeia. Prova disso são os resultados na geração de emprego, renda e riqueza para o estado. Quando é gerado um emprego no campo, geramos quatro ou até mais empregos na cidade”, destacou.

Produção agrícola e pecuária

Divido em quatro blocos, o programa contou com várias temáticas. A primeira o presidente do Sistema Faeg Senar destacou em debate com o economista, Adriano Paranaíba, o atual momento da produção de grãos goiana, brasileira e o mercado internacional. Eles discutiram também sobre a produção de carnes e os reflexos das operações Carne Fraca e Trapaça e a geração de empregos. O primeiro bloco você pode escutar neste link https://bit.ly/2s2cfQJ.

Tecnologia no campo

No segundo bloco foi discutido a aplicação da tecnologia no campo. “Fomentar a produção rural é a melhor forma de dinamizar a economia”, reforçou José Mário que debateu o tema com o gerente da Unidade de Atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Joel Rodrigues Rocha. O segundo bloco você pode escutar neste link https://bit.ly/2s0zvzn.

Mão de obra

No terceiro bloco foi discutido os desafios de qualificar a mão de obra para aprimorar ainda mais a produção agrícola. “Jovens e mulheres estão cada vez mais presentes nas propriedades rurais” disse o superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza. Ele destacou que o profissional do campo exerce relevante papel para gerar renda e lucratividade aos produtores. “O setor agropecuário do Brasil é cada vez mais moderno e dinâmico, porque temos o produtor rural mais conectado dentro das propriedades. Além disso, as mulheres estão cada vez mais na gestão das propriedades rurais. Isso tudo faz com que busquemos novas soluções e produtos que contribuam com o desenvolvimento do nosso setor”, concluiu. O terceiro bloco você pode escutar neste link https://bit.ly/2II1av8.

Infraestrutura

Por fim, o quarto bloco do programa abordou sobre a infraestrutura no escoamento da produção agrícola. Participaram do debate o consultor técnico da Faeg, Pedro Arantes e o presidente do Sistema Faeg Senar, José Mario Schreiner. O quarto bloco você pode escutar neste link https://bit.ly/2Lj0qye.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar

Foto: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Goiás

Notícia

Goiás lança Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na sede da FAEG

Oportunidade

Notícia

Oportunidade para ser conselheiro da Faeg no CAT

Pimenta-do-reino:

Notícia

Pimenta-do-reino: casal de produtores de Cocalzinho de Goiás investe no cultivo com ATeG do Senar

Imagem