Campanha da CNA orienta como se proteger da venda casada na contratação do crédito rural

Imagem

Para disseminar conceitos e aperfeiçoar a qualidade da informação e da prestação de serviços financeiros ao produtor rural, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) elaborou esse Guia sobre Venda Casada de produtos bancários atrelados ao crédito rural, que orienta produtores com dúvidas sobre o tema.

Ao procurar as agências bancárias para obter financiamento de crédito rural, muitos produtores enfrentam dificuldade de liberação do crédito, caso não contratem outros produtos oferecidos pelas instituições financeiras. Essa prática é conhecida como “venda casada” e é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990, artigo 39, e Lei 8.884/1994).

O objetivo deste Guia é orientar os produtores sobre o que é venda casada e em quais situações o banco pode oferecer ou exigir contratação de alguns serviços pelos produtores rurais.

A CNA ressalta que é fundamental que o produtor mantenha o registro e histórico com informações da possível venda casada, como contratos de financiamento, extratos bancários, documentos da negociação e pedidos de esclarecimento de negativa de concessão de crédito, ou até mesmo registros fotográficos para comprovar a irregularidade.

Confira abaixo as dúvidas e perguntas mais comuns sobre como se proteger da venda casada de produtos bancários na contratação de crédito rural:

Para mais informações acesse:https://www.cnabrasil.org.br/paginas-especiais/nadaalemdoquepreciso

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem