AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Cana-de-açúcar: Conab prevê aumento da área plantada em Goiás e mantém o estado como o segundo maior produtor de açúcar

Imagem

A terceira estimativa de safra de cana-de-açúcar da temporada 2020/21 da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indica incremento de 3,5% em relação à safra anterior. Contudo, a região Centro-Oeste apresentará decréscimo na ordem de 0,5% em relação à produção obtida na safra anterior, totalizando 139,8 milhões de toneladas colhidas. Goiás aparece como o principal estado produtor da região.

No estado, a área destinada ao plantio aumentou 3,3% ante a safra passada, mas a produção deverá crescer somente 0,7%. O direcionamento do ATR (açúcar total recuperável) sofreu bastante alteração em relação ao planejamento inicial e até mesmo em comparação ao que foi visto na safra passada. Tem-se constatado maior destinação do vegetal colhido para a fabricação de açúcar do que no ano anterior, especialmente em razão de seus preços mais atrativos. Já para a fabricação de etanol, a expectativa é de diminuição, porém ainda se observa uma produção expressiva, dado que 75% da cana goiana é destinada à produção do combustível, enquanto os 25% restantes vão para o adoçante. A Companhia reforçou o posto de segundo maior produtor de açúcar do país para Goiás.

O relatório também trouxe números impressionantes de exportação: o acumulado de abril a novembro deste ano apresentou aumento de 79,2%, na comparação com igual período do ciclo anterior. Restando ainda quatro meses para o encerramento da safra 2020/21, a exportação brasileira de açúcar atingiu cerca de 23,7 milhões de toneladas no acumulado deste ciclo, e já supera a quantidade de açúcar exportada em toda a safra 2019/20, bem como da safra 2018/19. A expectativa é que a exportação brasileira de açúcar ao final da safra atual supere o recorde observado na temporada 2016/17, quando o país exportou cerca de 28,3 milhões de toneladas.

Fonte: Comunicação Sistema Faeg

Áreas de atuação

Veja também

EXPOPEC:

Notícias

EXPOPEC: começa maior feira de novas tecnologias para o desenvolvimento da pecuária no norte do estado

Senar

Notícias

Senar Goiás lança curso online que ensina propriedades a ter lucro com turismo rural

Arena

Arena AgriTech: Startups destaques da Tecnoshow e tendências para o agro

Imagem