CMN limita a 6% ao ano taxa de financiamento a produtores de leite

Imagem

Até o fim de junho, os produtores de leite poderão contratar financiamentos para beneficiar e industrializar o produto com juros limitados a 6% ao ano. A decisão foi tomada na última quinta-feira (25) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Os recursos virão do Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP).

Em fevereiro, o CMN tinha autorizado a contratação de operações de crédito do FGPP para garantir o abastecimento de leite e evitar prejuízos para produtores afetados pela alta de insumos usados na ração de vacas leiteiras, como milho e farelo de soja. No entanto, a redação da resolução anterior estabelecia a taxa de 6% ao ano como limite mínimo para a taxa de juros.

Dessa forma, o CMN corrigiu o texto e passou a considerar a taxa de 6% como teto para os financiamentos. O FGPP financia a aquisição de produtos agropecuários diretamente de produtores, associações e cooperativas rurais por valor não inferior ao preço mínimo, para os itens amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), ou por valor não inferior ao preço de referência para produtos não incluídos na PGPM.

Imagem: divulgação

Fonte: Agência Brasil

Veja também

Senar

Notícias

Senar Goiás inicia treinamento inédito de criação de codornas

Os

Notícias

Os desafios e futuro do agronegócio em Goiás, foram abordados por José Mário Schreiner no Café com CBN

Agrinho

Notícias

Agrinho 2025 premia iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas por escolas de todo o estado, nesta sexta-feira (28)

Imagem