Uma iniciativa de 20 integrantes do Faeg Jovem está beneficiando famílias carentes, idosos e hospitais no município de Jussara (GO). O grupo organizou uma horta urbana dentro da escola agrícola do município e também vem promovendo outros projetos voltados para a comunidade local.
A área da horta começou a ser preparada em junho de 2020 e o cultivo de produtos foi sendo diversificado com o tempo. Hoje, são produzidos, em média, 70 quilos de hortaliças como couve, coentro, alface, pimentão, rúcula, salsinha e cheiro-verde por semana. As doações fazem parte do Movimento Agro Fraterno.
“A gente planta com muito suor e carinho, sempre pensando nessas pessoas. Porque nada disso vai para as nossas casas, vai para a casa dessas pessoas que realmente precisam. Então o nosso coração se enche de gratidão e de alegria em poder ajudar o próximo”, afirmou a integrante do Faeg Jovem, Laís Souza Queiroz.
A horta urbana está sendo ampliada e já conta com uma nova área, onde um pomar começou a ser plantado para oferecer uma alimentação ainda mais completa e saudável para as pessoas.
“Nós criamos a horta domiciliar sustentável e nesse projeto oferecíamos o trabalho manual de montar a horta em cada residência, principalmente idosos que estavam vulneráveis em casa. Foi uma forma terapêutica e saudável de abranger essas pessoas para poder também deixar a nossa marca e colaborar com a sociedade”, disse a coordenadora do Faeg Jovem de Jussara, Daniella Farias.
O grupo também realiza o projeto Semeando Educação, pelo qual já implantaram três hortas em escolas municipais. Outra iniciativa dos jovens – chamada de Troca Sustentável – promove a sustentabilidade a partir da reutilização de embalagens plásticas para o plantio de mudas.
As ações contam com o apoio da prefeitura municipal de Jussara, que fornece insumos para manter a horta, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que estimula iniciativas sociais por meio do programa Faeg Jovem.
“Quando eles produzem alimento para o próximo, ajudam a distribuir nas comunidades e interagem com as prefeituras e grupos organizados das cidades, a gente estimula essa consciência da sucessão e da formação de líderes, que é outro nicho desse programa”, declarou o diretor de Coordenação das Regionais e Planejamento do Senar-GO, Manoel Soares de Castro Júnior.
Veja mais na reportagem.
Comunicação CNA/Sistema Faeg/Senar