CNA e Mapa lançam plataforma gratuita para registro de máquinas agrícolas

Imagem

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Agricultura (Mapa) lançam, no próximo dia 20, a plataforma ID Agro, desenvolvida para que os produtores rurais possam, gratuitamente, registrar tratores e máquinas agrícolas.

O evento virtual de lançamento ocorrerá na programação do Agro pelo Brasil (http://agropelobrasil.com.br) e terá a participação do presidente da CNA, João Martins, e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entre outras autoridades. A Plataforma de Registro e Gestão de Serviços, Marcas, Tratores e Equipamentos (ID Agro) foi desenvolvida em uma parceira da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa com o Instituto CNA (ICNA).

A iniciativa atende uma lei federal que liberou tratores agrícolas do emplacamento e do licenciamento, mas tornou obrigatório o registro em um cadastro específico do Ministério da Agricultura. O registro na plataforma trará uma série de benefícios aos produtores, além de não implicar em nenhum tipo de custo adicional. Um desses benefícios é que os tratores, por exemplo, passam a ter um documento oficial que permitirá a circulação em vias públicas.

A plataforma dará mais segurança aos processos de financiamento e na contratação de seguro do equipamento, facilitando também as operações de crédito e venda já que a rastreabilidade estará garantida.

O registro no ID Agro também garante outro benefício que é mais segurança para os produtores em relação a roubos e furtos já que poderão ser feitas notificações desses tipos de crimes na plataforma. Até 20 de março de 2021, a plataforma vai ter uma fase piloto em que somente alguns agentes autorizados poderão fazer o registro de tratores novos. A partir dessa data, haverá a ampliação da rede autorizada e será possível registrar também os tratores antigos.

A plataforma ID Agro poderá ser utilizada direto pelo smartphone, basta baixar o aplicativo pelo http://play.google.com. Atualmente está disponível apenas para Android, mas em breve também estará para iOS e na web.


Assessoria de Comunicação CNA/Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Imagem