CNA lança Agenda Legislativa do Agro 2025 com 87 projetos de lei que impactam o setor

Imagem

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, nesta quarta-feira (26), durante sessão solene no plenário do Senado Federal, a Agenda Legislativa do Agro 2025. O documento reúne a análise de 87 projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e têm impacto direto no setor agropecuário e na sociedade.

A agenda está organizada em sete eixos temáticos: Tributação e Política Agrícola; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Direito de Propriedade; Relações Trabalhistas; Relações Internacionais; Infraestrutura e Logística; Produção Agropecuária e Educação.

Atualmente, a Assessoria de Relações Institucionais (ARI) da CNA monitora mais de 7,5 mil projetos de lei. A seleção dos 87 PLs que compõem a agenda de 2025 inclui 57 propostas com apoio da CNA, 16 que não possuem apoio e 14 com apoio parcial.

O vice-presidente da CNA e presidente da Faeg, José Mário Schreiner, destacou a importância da união entre as entidades do agro e o Congresso Nacional na defesa de pautas estratégicas para o setor.

“Tantas entidades, assim como o Congresso Nacional, enfrentaram desafios e demonstraram a importância de termos uma comunhão de esforços. Precisamos manter um olhar atento tanto para a agenda legislativa quanto para os eventos que surgem além dela. Não tenho dúvida de que, se todos – o Congresso, a Frente Parlamentar da Agropecuária e o setor produtivo – seguirmos alinhados com essa agenda, chegaremos ao final de 2025 com grandes conquistas para o agro brasileiro.”

Schreiner também parabenizou o trabalho desenvolvido pela CNA, pelo Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), além de reforçar o papel do presidente da CNA, João Martins, na condução dessa articulação estratégica.

A chefe da ARI, Mírian Vaz, destacou que o lançamento da agenda reforça o protagonismo do setor na construção do futuro do país.

“Trazer essa discussão para o Congresso demonstra o reconhecimento da importância de termos um diálogo constante com o Legislativo, garantindo que as demandas e os desafios do produtor rural estejam no centro das decisões que impactam diretamente o futuro do país.”

A Agenda Legislativa do Agro 2025 busca assegurar que os interesses do setor agropecuário sejam levados em consideração nas decisões do Congresso Nacional, garantindo segurança jurídica, competitividade e desenvolvimento sustentável para a agropecuária brasileira.

📄 Clique aqui para acessar a Agenda Legislativa do Agro – CNA 2025 na íntegra.

Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg/Senar, com informações da Assessoria de Comunicação da CNA.

Áreas de atuação

Veja também

Produtores

Notícias

Produtores deverão fazer atualização do cadastro de outorga

Mercado

Mercado da carne deve entrar em 2026 com oferta ajustada e preços estáveis

Faeg

Faeg reage ao avanço das importações de leite e busca medidas urgentes

Imagem