A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, nesta quarta-feira (26), durante sessão solene no plenário do Senado Federal, a Agenda Legislativa do Agro 2025. O documento reúne a análise de 87 projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e têm impacto direto no setor agropecuário e na sociedade.
A agenda está organizada em sete eixos temáticos: Tributação e Política Agrícola; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Direito de Propriedade; Relações Trabalhistas; Relações Internacionais; Infraestrutura e Logística; Produção Agropecuária e Educação.
Atualmente, a Assessoria de Relações Institucionais (ARI) da CNA monitora mais de 7,5 mil projetos de lei. A seleção dos 87 PLs que compõem a agenda de 2025 inclui 57 propostas com apoio da CNA, 16 que não possuem apoio e 14 com apoio parcial.
O vice-presidente da CNA e presidente da Faeg, José Mário Schreiner, destacou a importância da união entre as entidades do agro e o Congresso Nacional na defesa de pautas estratégicas para o setor.
“Tantas entidades, assim como o Congresso Nacional, enfrentaram desafios e demonstraram a importância de termos uma comunhão de esforços. Precisamos manter um olhar atento tanto para a agenda legislativa quanto para os eventos que surgem além dela. Não tenho dúvida de que, se todos – o Congresso, a Frente Parlamentar da Agropecuária e o setor produtivo – seguirmos alinhados com essa agenda, chegaremos ao final de 2025 com grandes conquistas para o agro brasileiro.”
Schreiner também parabenizou o trabalho desenvolvido pela CNA, pelo Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), além de reforçar o papel do presidente da CNA, João Martins, na condução dessa articulação estratégica.
A chefe da ARI, Mírian Vaz, destacou que o lançamento da agenda reforça o protagonismo do setor na construção do futuro do país.
“Trazer essa discussão para o Congresso demonstra o reconhecimento da importância de termos um diálogo constante com o Legislativo, garantindo que as demandas e os desafios do produtor rural estejam no centro das decisões que impactam diretamente o futuro do país.”
A Agenda Legislativa do Agro 2025 busca assegurar que os interesses do setor agropecuário sejam levados em consideração nas decisões do Congresso Nacional, garantindo segurança jurídica, competitividade e desenvolvimento sustentável para a agropecuária brasileira.
📄 Clique aqui para acessar a Agenda Legislativa do Agro – CNA 2025 na íntegra.
Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg/Senar, com informações da Assessoria de Comunicação da CNA.