AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Com ajuda de parceiros, Faeg e Senar entregam óculos

Imagem

entrega oculos mineiros Larissa Melo 144Nayara Pereira

A população de Mineiros, município localizado a 440 km de Goiânia, teve motivo especial para comemorar. Na noite da última terça-feira (21), os participantes do Faeg/Senar em Ação, realizado no começo de abril na cidade, receberam cerca de 190 óculos, doados pelos parceiros da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), na região. A entrega foi realizada no Lions Clube do município e contou com a participação de várias entidades envolvidas. Alguns dos presentes também receberam carteiras de identidade.

Entre as mais de 800 pessoas que buscaram atendimentos relacionados à oftalmologia, no Faeg/ Senar em Ação na cidade, o operador de máquinas, José de Almeida Pina, de 66 anos, estava entre os agraciados da noite. “É tão bom quando esperamos uma promessa e ela se cumpre”. Mas para que esse dia chegasse, Pina precisou fazer um orçamento e percebeu que não conseguiria bancar os custos. “Nem cheguei a fazer o exame. Tudo muito caro”, declarou.

Por meio do programa, Pina conseguiu realizar o exame oftalmológico e, um princípio de Catarata – doença que acarreta diminuição da visão e também pequenas distorções visuais até a cegueira, comum nesses casos, foi identificada pelo oftalmologista que realiza os atendimentos. Com esse alerta, o segundo passo foi realizar os tratamentos necessários para o cuidado com a visão e, consequentemente, o uso de um óculo adequado.entrega oculos mineiros Larissa Melo 136

Já Dioclesio Borges Santana, a ação proporcionou a renovação dos óculos que já usava há cinco anos. Ele precisou passar por vários exames, mas nada que um mês de espera proporcionasse óculos novos. “Antes gastei muito com esses que uso. Sabe qual foi o custo desses novos? zero!”, afirmou o auxiliar de serviços gerais.

Compromisso

Para o presidente do Sistema Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, levar a cidadania aos municípios do estado é prazeroso, ainda mais com o envolvimento das pessoas e de parceiros em prol de um mesmo objetivo. “Em cada canto que passamos sentimos que precisamos levar sempre mais. Por isso, nós do sistema Faeg e do Senar sempre estaremos engajados em ações como essas. Isso é gratificante”, salientou durante o evento.

Parceiros

Na ocasião, todos os parceiros envolvidos na realização do programa no município, receberam das mãos do presidente da Faeg, troféus de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Além de certificados de participação na promoção da cidadania e saúde da população.

entrega oculos mineiros Larissa Melo 92Os envolvidos são: Sindicato Rural de Mineiros, Câmara Municipal, Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), Faculdade Mineirense (Fama), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Comiva, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Lions Clube, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer (AVCC), Rotary Clube, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), Agrovale, Odebrechet, Real Máquinas, Sementes Selecionadas Vitória e Poizé Laticínios São Francisco.

Faeg/Senar em Ação

Em abril de 2015, o programa Faeg/ Senar em Ação, levou a população de Mineiros mais de seis mil atendimentos relacionados à cidadania e à saúde. Entre os atendimentos disponibilizados, estavam: clínico geral, pediatria, dermatologia, odontologia, oftalmologia, PSA, exame preventivo (Papanicolau), teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Além da presença de psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, escovação infantil e atendimento de educadores físicos para a terceira idade.

No que diz respeito à Cidadania, o dia contou com cadastro de CPF, emissão de Carteiras de Identidade, orientações jurídicas, escova, hidratação, corte de cabelo e maquiagem. {responsivegallery}2014/Programas/entregadeoculos{/responsivegallery}

Áreas de atuação

Veja também

Prazo

Notícias

Prazo para produtor emitir CCIR começa nesta terça (18/06)

Mecanismos

Notícia

Mecanismos de preservação do patrimônio: se inscreva para os seminários de holding rural

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Imagem