AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Com assistência técnica, produtor triplica produção de leite em Goiás

Imagem

dia de campo bela vista larissa melo 190É na região de Bela Vista de Goiás (GO), na Fazenda São José, que o produtor de leite, Geraldo Borges, viu sua vida mudar para melhor nos últimos seis anos. Desde 2012, a família recebe assistência técnica e gerencial do Programa Senar Mais. São sete hectares utilizados para a pecuária de leite. De acordo com Geraldo, o programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) garantiu aumento de produtividade.

No início da implantação do programa, a família tirava 120 litros de leite por dia. Hoje, eles tiram em média 360 litros de leite por dia. “Aquele que quer permanecer na atividade leiteira tem que procurar tecnologia e informação, já que o custo para continuar nesta atividade é muito alto”, conta o produtor. As informações desta propriedade foram apresentadas durante o 15º Dia de Campo Senar Mais Leite, realizado no último sábado (9), em sua propriedade.

O trabalho na propriedade é orientado pela técnica do Senar Mais em Bela Vista, Kelen Alves, que atende 11 propriedades na região. De acordo com ela, são 21 vacas, um total de 80,4% em lactação. “Quando começou o trabalho, em 2012, o produtor trabalhava com menos gado, depois foi melhorando as pastagens, genética, implantando o sistema de pastejo rotacionado e irrigado e colocando ordenha mecânica”, comenta a técnica.

Colhendo resultadosdia de campo bela vista larissa melo 65

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e também com Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, o programa Senar Mais tem como principal objetivo transformar a vida dos produtores rurais. “Com o Senar Mais nosso produtor consegue preencher as lacunas existentes em sua propriedade. Em cada ‘Dia de Campo’ enxergo esta realidade, já que os produtores passam a produzir mais e com qualidade. Cada um deles que recebe ATeG é exemplo para outras famílias que também sonham em transformar suas vidas”, expressa.

De acordo com o engenheiro agrônomo e consultor técnico do Senar Goiás, Carlos Eduardo Carvalho, o intuito do trabalho desempenhado pelo Senar Mais é fazer com que os produtores rurais conseguissem aplicar suas tecnologias, obtendo renda dentro de suas propriedades. “É importante mostrar aos produtores que é possível aplicar tecnologia e adquirir renda dentro da propriedade. O leite é tão lucrativo quanto qualquer outra cultura, mas é preciso que esta cultura seja trabalhada de forma correta”, comentou o consultor técnico do Senar Goiás.

Assessoria de Comunicação Sistema Faeg Senar Goiás

Telefone: (62) 3096-2113

sistemafaeg.com.br

twitter.com/ SistemaFaeg

facebook.com/ SistemaFaeg

instagram.com/ SistemaFaeg

Áreas de atuação

Veja também

De

Caso de Sucesso

De Madagascar para o Cerrado

Prazo

Notícias

Prazo para produtor emitir CCIR começa nesta terça (18/06)

Mecanismos

Notícia

Mecanismos de preservação do patrimônio: se inscreva para os seminários de holding rural

Imagem