Antes da 7h da manhã, já havia uma grande fila de pessoas se formando na porta da Escola Municipal Pequeno Príncipe, no município de Panamá, em busca de atendimentos relacionados à saúde e à cidadania do programa Faeg/Senar em Ação. A iniciativa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) contou com a parceria do Sindicato Rural (SR) de Panamá, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Coperpan.
Segundo o presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner, ações como essas são importantes, pois levam assistência de saúde e cidadania à população. “É exatamente neste intuito que o nosso programa quer agir. Queremos levar o que temos de melhor a esta população” sinalizou.
O prefeito de Panamá, José Willian Coelho, destacou a importância de receber o programa pela primeira vez na cidade. “Quando era presidente do Sindicato Rural de Panamá sempre busquei trazer o Faeg/Senar em Ação para a região. Agora como prefeito, tive a oportunidade de ao lado dos nossos parceiros, trazer saúde e cidadania para nossa classe rural e urbana”, ressaltou.
Para o presidente do Sindicato Rural de Panamá, Renê da Mota, a ação atende às necessidades da região. “Uma das carências que nossos pequenos produtores rurais enfrentam diz respeito à dificuldade de acesso a saúde. Por isso é extremamente importante ações como o Faeg/Senar em Ação”, destacou.
Ações que fazem a diferença
A aposentada, Neimar Mendes Vidica, 77 anos, foi uma das primeiras a chegar no evento. Contente com o que viu, a aposentada aproveitou o programa para fazer exame de oftalmologia. “Já utilizo óculos e estava precisando checar como estão minhas vistas. Foi muito prático! Cheguei e já peguei minha senha e fui atendida”, disse.
Atendimentos
Durante o dia, as famílias receberam atendimentos relacionados à saúde, nas seguintes especialidades: clínica geral, dermatologia, angiologista e oftalmologia. Outros serviços também fizeram parte da lista como exames de PSA e preventivo – Papanicolau, teste de glicemia, aferição de pressão e cálculo de IMC, além de outros atendimentos. No que diz respeito à cidadania, a população contou com atendimentos na fotografia, cadastro de CPF, emissão de identidade, xerox e orientações do programa Bolsa Família.
Sobre o programa
Criado em 2008, o programa Faeg/Senar em Ação leva aos municípios goianos atendimentos gratuitos relacionados à saúde e à cidadania. Devido à expansão dos atendimentos ofertados através de diversas parcerias, o programa tem se superado a cada ano. Os atendimentos propostos à população vão desde clínico geral, oftalmologia a emissão de identidade e CPF.