AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Com foco no bem-estar, Panamá recebe ações de saúde e cidadania

Imagem

PanamáAntes da 7h da manhã, já havia uma grande fila de pessoas se formando na porta da Escola Municipal Pequeno Príncipe, no município de Panamá, em busca de atendimentos relacionados à saúde e à cidadania do programa Faeg/Senar em Ação. A iniciativa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) contou com a parceria do Sindicato Rural (SR) de Panamá, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Coperpan.

Segundo o presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner, ações como essas são importantes, pois levam assistência de saúde e cidadania à população. “É exatamente neste intuito que o nosso programa quer agir. Queremos levar o que temos de melhor a esta população” sinalizou.

O prefeito de Panamá, José Willian Coelho, destacou a importância de receber o programa pela primeira vez na cidade. “Quando era presidente do Sindicato Rural de Panamá sempre busquei trazer o Faeg/Senar em Ação para a região. Agora como prefeito, tive a oportunidade de ao lado dos nossos parceiros, trazer saúde e cidadania para nossa classe rural e urbana”, ressaltou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Panamá, Renê da Mota, a ação atende às necessidades da região. “Uma das carências que nossos pequenos produtores rurais enfrentam diz respeito à dificuldade de acesso a saúde. Por isso é extremamente importante ações como o Faeg/Senar em Ação”, destacou.

Ações que fazem a diferença
A aposentada, Neimar Mendes Vidica, 77 anos, foi uma das primeiras a chegar no evento. Contente com o que viu, a aposentada aproveitou o programa para fazer exame de oftalmologia. “Já utilizo óculos e estava precisando checar como estão minhas vistas. Foi muito prático! Cheguei e já peguei minha senha e fui atendida”, disse.

Atendimentos
Durante o dia, as famílias receberam atendimentos relacionados à saúde, nas seguintes especialidades: clínica geral, dermatologia, angiologista e oftalmologia. Outros serviços também fizeram parte da lista como exames de PSA e preventivo – Papanicolau, teste de glicemia, aferição de pressão e cálculo de IMC, além de outros atendimentos. No que diz respeito à cidadania, a população contou com atendimentos na fotografia, cadastro de CPF, emissão de identidade, xerox e orientações do programa Bolsa Família.

Sobre o programa
Criado em 2008, o programa Faeg/Senar em Ação leva aos municípios goianos atendimentos gratuitos relacionados à saúde e à cidadania. Devido à expansão dos atendimentos ofertados através de diversas parcerias, o programa tem se superado a cada ano. Os atendimentos propostos à população vão desde clínico geral, oftalmologia a emissão de identidade e CPF.

Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem