Luiz Fernando Lemes
Com o objetivo de reforçar a segurança nas áreas rurais do Estado de Goiás, ocorreu na noite da última quinta-feira (2) a entrega de 100 novas caminhonetes que serão responsáveis pelo patrulhamento dos 246 municípios goianos em atividades realizadas pela Polícia Militar. O assessor jurídico da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Augusto César de Andrade, esteve presente no evento representando a entidade.
A entrega dos veículos foi realizada pelo secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Joaquim Mesquita, e pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito Alves, no pátio da Academia de Polícia Militar, em Goiânia. Durante o evento, coronel Sílvio ressaltou que a iniciativa visa aproximar o policial militar da população rural.
Para o assessor jurídico da Faeg, a entrega dá garantias à população rural de que o trabalho de segurança será estendido ao campo. “Antes o deslocamento era feito até mesmo com viaturas inapropriadas, feitas para rodar na área urbana. Agora, estas novas viaturas serão destinadas especificamente para atender ao meio rural”, explica Augusto César.
Além da entrega das caminhonetes, foi abordado o Plano Estadual de Segurança Comunitária Rural por Quadrante da Polícia Militar que visa diminuir o número de crimes de furto e roubo nas zonas rurais. “Essas viaturas estarão cobrindo todas as propriedades e, num convênio com a Seagro - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Irrigação - e com a Agrodefesa - Agência Goiana de Defesa Agropecuária, elas vão ter georreferenciadas todas as propriedades e terão a informação na viatura. A ideia é fechar os quadrantes com a fiscalização”, comenta Augusto César.
Com informações da Polícia Militar do Estado de Goiás