Começa valer a obrigatoriedade do Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas

Imagem

O Renagro oferecerá mais segurança aos proprietários de maquinários agrícolas. Em casos de furtos os órgãos de segurança pública terão acesso ao banco de dados

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima que sejam adquiridos aproximadamente 35 mil novos tratores a cada ano no Brasil. Os proprietários de veículos desse segmento, a partir de 2016, precisam ficar atentos. No mês de outubro, passa a ser obrigatório a formalização da documentação dos aparelhos automotores destinados a puxar, a arrastar ou executar trabalhos no campo, no Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro).

A determinação vale para os maquinários que circulam em via pública e opcional para os que não transitarem. O Renagro é gratuito e a obrigação de fazê-lo é do proprietário. Para iniciar o processo é preciso entrar na Plataforma Digital de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (ID Agro) através do: https://www.idagro.com.br/. O sistema foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa e o Instituto CNA (ICNA).

O registro vai permitir o trânsito de veículos em vias públicas, sem necessidade de licenciamento e emplacamento, além de facilitar a comercialização de tratores usados, o acesso ao crédito e as ações de segurança em relação a roubos e furtos.

O documento Renagro será equivalente ao CRLV dos demais veículos. Caso o trator ou outra máquina agrícola esteja transitando em via pública e não tenha o registro do Mapa, estará sujeito às mesmas punições.

A fixação de um QR CODE no maquinário é opcional. Porém, é sugerido que o mesmo ocorra para facilitar a consulta ao bem e operações de fiscalização. Como a lei deste registro está no Código Brasileiro de Trânsito, o cumprimento será verificado pelos órgãos competentes a ele.

Veja mais de forma simplificada


Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag, com contribuições do ICNA e Elevagro
Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem