Um Grupo de Trabalho, formado pelas principais lideranças do setor produtivo estadual, capitaneado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), foi formado, na última quarta-feira (17), no município de Rio Verde, durante a programação da II Jornada Tecnológica. O objetivo é discutir sobre a possível criação da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), em Goiás. Essa é mais uma ação conjunta das Comissões de Cereais, Fibras e Oleaginosas e de Crédito Rural da Faeg. O vice-presidente institucional da entidade, Bartolomeu Braz, acompanhou de perto as discussões.
Na oportunidade, foi apresentada a atual estrutura da Aprosoja no País, que está presente em sete estados brasileiros (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará, Piauí e Rondônia) sendo a associação do Mato Grosso a principal. “Também foram apresentadas as principais funções da Associação e os modelos utilizados de gestão e arrecadação de fundos em cada estado”, conta Bartolomeu.
Para ele, é necessário discutir e apresentar um estudo, visando analisar a viabilidade ou não da criação da Associação no estado, e, principalmente, qual o modelo a ser utilizado em Goiás. “O trabalho da Faeg é dar suporte aos produtores, buscando sempre na área de pesquisas, maneiras de aumentar a renda da classe.”
Bartolomeu lembra que a Faeg está aberta às discussões para a possível criação da entidade. Mas ele ressalta a necessidade do resultado do estudo do Grupo de Trabalho para a decisão da criação. “Esperamos que a Associação possa beneficiar os produtores, agregando valores e de forma que evite a divisão do setor.”
Estiveram presentes ainda produtores rurais, associações e cooperativas de produtores e representantes da Aprosoja Brasil e do Mato Grosso.
Foto: Volnei Mendonça