AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar MS chega à Goiânia para conhecer Equoterapia

Imagem

DSC02695Luiz Fernando Lemes e Michelle Rabelo

Com o objetivo de ver os resultados práticos do programa de Equoterapia, técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Mato Grosso do Sul farão visitas a quatro centros de atendimentos Em Goiás. O programa é de autoria do Senar goiano e tem sido referência quando o assunto é o tratamento de pessoas com necessidades especiais ou que tenham sofrido traumas como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A comitiva chegou à Goiânia na terça-feira (3) e iniciou hoje as visitas aos municípios goianos. A ordem é Piracanjuba e Hidrolândia, por onde os mato-grossenses passaram nesta quarta-feira (3) e Bela Vista de Goiás e Anápolis, visitam agendadas para quinta-feira (4). O grupo está sendo acompanhados pela coordenadora do programa, Fátima Araújo e o objetivo é apresentar desde o processo de montagem até chegar à fase dos atendimentos, detalhando implantação, administração e entraves ainda enfrentados pelo Senar Goiás.

Assim que a comitiva chegou à sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), foi recebida pelo presidente da entidade, Leonardo Ribeiro, e pelo superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo. Para o coordenador do Centro de Equoterapia de Rio Verde, Alvanir Júnior, o trabalho feito com os cavalos ajuda muita gente, mas esse auxílio pode ter um alcance muito maior.

Representando o Senar de Mato Grosso do Sul, a zootecnista, Samara Niyaki, a analista pedagógica, Jussara Pedroso, e o médico veterinário, Horácio Tinoco. Ele explicou que a intenção da entidade é aproveitar o conhecimento e a expertise do Senar Goiás.

O presidente da Faeg, Leonardo Ribeiro, disse que hoje a entidade, juntamente com o Senar Goiás, trabalha com programas que atendem a diversas realidades. “O nosso intuito é prestar um serviço de excelência para todos”.

Realidade de Goiás
Mais de 400 pessoas são atendidas pelo programa que está presente em 45 municípios de Goiás. Na maioria dos casos, os serviços são mantidos pelas parcerias entre Sindicatos Rurais, prefeituras, Senar Goiás e demais entidades de cada cidade. Os atendimentos oferecidos são gratuitos e tem como objetivo o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais ou que tenham sofrido traumas como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com fisioterapeutas, o movimento que o cavalo faz enquanto cavalga auxilia com que o cérebro do paciente tenha a mesma sensação do movimento da coluna vertebral. Os estímulos podem, inclusive, fazer com que portadores de paralisia infantil voltem a caminhar.

Cada cidade que possui centros de atendimentos de Equoterapia em Goiás apresentam experiências e formatos específicos. “O programa tem um projeto inicial que costumo chamar de esqueleto e, depois, cada município vai dando corpo”, explica a coordenadora de Ações e Projetos do Senar Goiás, Fátima Araújo.

Equoterapia no Brasil
No Brasil, a equoterapia foi criada em 1976 por Lélio de Castro Cirillo, atual presidente da Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil). Além do desenvolvimento psicossocial, a prática contribui para o aperfeiçoamento da força muscular, da coordenação motora e do equilíbrio.

Segundo Fátima Araújo, O Senar Goiás reaplica a experiência que teve início no município de Rio Verde e, após sistematizações e ampliações dos módulos, o programa tem atraído a atenção de diversas partes do país. “Após a experiência piloto, foi decidido aplicar o projeto em outros municípios e alguns estados tem se interessado também, principalmente após o Senar Central acrescentar a prática de Equoterapia nas Séries Metodológicas”, explica Fátima.

Programação
Quarta-feira (03/09)
9h – Visita em Piracanjuba
Local: Parque de Exposições

14h30 – Visita em Hidrolândia
Local: Viveiro Pancoti (em frente ao Banana Menina). BR-153 Km 535,5. Saindo de Goiânia, é preciso fazer o retorno próximo ao Banana Menina e seguir as placas do Viveiro.

Quinta-feira (04/09)
8h30 – Visita em Bela Vista de Goiás
Local: Parque de Exposições

14h30 – Visita em Anápolis
Local: Parque de Exposições

Áreas de atuação

Veja também

Cerveja

Notícia

Cerveja goiana é finalista no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024

Agronegócio

Notícia

Agronegócio emprega mais de um milhão de pessoas em Goiás

Senar

Notícias

Senar Goiás oferece curso sobre fertilidade do solo e adubação

Imagem