“Redução em 25% para as vazões de captação de água dos usuários da Bacia do Meia Ponte”
A FAEG recebeu no dia 30/08/2024, comunicado da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás, sobre a situação crítica dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Meia Ponte. Conforme estabelecido na Deliberação nº 21/2022 do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte (CBH Meia Ponte) e com base nos dados de monitoramento hidrológico, a Bacia Hidrográfica do Alto Meia Ponte atingiu, no dia 22/08/2024, vazão correspondente ao Nível Crítico 2, ou seja, com valores inferiores a 4.000 L/s, e que seguem reduzindo.
Nesse cenário, na forma da referida Deliberação, são previstas algumas ações no sentido de preservar o abastecimento público à população. Por este fato, serão reduzidos em 25%, as vazões de captação de água dos usuários para as todas as finalidades de uso, exceto para abastecimento público e dessedentação animal, com a vazão a jusante do ponto de controle e captação pública de água por parte da SANEAGO.
Em outras palavras, serão reduzidos em 25% as vazões de captação de água a todos os produtores rurais que possuem outorga com vazão a jusante do ponto de controle e captação na bacia do meia ponte, no intuito de manter a vazão de captação de 2.000 L/s para o abastecimento público da Região Metropolitana de Goiânia – RMG.
Nesse sentido, a FAEG vem orientar a todos os produtores rurais que promovem a captação de água a jusante do ponto de controle e coleta de água para o abastecimento público, para que possam atuar de maneira efetiva na sua gestão hídrica, objetivando minimizar riscos e potenciais prejuízos decorrentes de período de escassez hídrica.
A SEMAD também estará informando a todos os usuários da água na Bacia do Alto Meia Ponte, para que possam estar cientes das reduções de suas outorgas, devendo adotar as providências pertinentes.
Informamos também, que os dados referentes à situação hídrica da Bacia do Alto Meia Ponte podem ser acompanhados por meio do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Estado de Goiás – SiRHGO pelo endereço eletrônico: (https://portal.meioambiente.go...).
Reiteramos a importância da colaboração de todos os produtores rurais, usuários dos recursos hídricos da bacia do Meia Ponte, para a adequada gestão dos seus recursos hídricos, para que possamos superar este momento com os menores riscos e prejuízos possíveis.