Conab anuncia nova metodologia para as estimativas de safras

Imagem

Em evento virtual no qual participou a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou uma nova metodologia para a estimativa de safras. O primeiro produto a passar pelo pente-fino será a soja, cujas safras estão sendo revisadas desde a temporada 2013/14.

Com o novo método, as estimativas sofrerão ajustes devido a uma maior atenção à produtividade, um indicador tão sensível que acaba por influenciar o saldo final da produção total. Para isso, a Conab iniciou as chamadas “Crop Tours”, que são viagens a campo para coletar amostras de produtividade.

O piloto da Crop Tour de soja foi feito em mais de mil pontos do país em parceria com empresas diversas e regionais e já rendeu resultados: para a safra de 2019/20, houve um ajuste de 120,9 milhões de toneladas para 124,5 milhões de toneladas. A diferença de 3,6 milhões de toneladas representa 3% da previsão divulgada anteriormente e ocorre justamente devido à melhora na produtividade, que passou de 3.272 kg/ha para 3.378 kg/ha.

O Superintendente de Informações do Agronegócio da Companhia, Cleverton Santana, que também parcipou da live, afirmou: “Vale destacar que a aplicação deste método não necessariamente implica em alteração nos dados anteriores. É apenas mais uma ferramenta a ser utilizada de forma a se ter um diagnóstico preciso e apto a ‘qualificar’ as informações coletadas”.

Depois da soja, estão na pauta para revisão também arroz, feijão, algodão, café, trigo e milho.


Imagem ilustrativa
Comunicação Sistema Faeg


Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem