AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Conab divulga novo levantamento da safra de grãos

Imagem

milho 03Nesta quinta-feira (10), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 11º levantamento da safra de grãos brasileira. A safra 2016/17 deve chegar a 238,2 milhões de toneladas, um crescimento de 27,7% ou 51,6 milhões de toneladas em relação à safra passada. Este excelente resultado é fruto de um crescimento de 4% na área plantada total, que chegou aos 60,6 milhões de hectares, combinado com boas condições climáticas neste ano, que resultaram numa produtividade média 22,8% superior ao observado no ano anterior.

Entre os produtos, os grandes destaques do crescimento neste ano foram a soja e o milho. No caso da soja, o crescimento observado nesta safra foi de 19,5%, chegando aos 114,04 milhões de toneladas, resultado nunca antes observado no país. Já para o milho a produção total neste ano está estimada em 97,19 milhões de toneladas, um crescimento total de 46,1% em relação à safra anterior. O milho de verão foi responsável por 30,5 milhões de toneladas (+18,5%) e a segunda safra, ou safrinha, resultou numa produção de 66,68 milhões de toneladas (+63,4%).

Segundo o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Cristiano Palavro, em Goiás o crescimento na safra deste ano também foi bastante significativo, de 25,3%, resultando numa safra total de 21,98 milhões de toneladas. “O Estado cultivou nesta safra um total de 5,22 milhões de hectares, crescimento de apenas 0,2% em relação à safra passada”, afirma.

Cristiano destaca que em função de um clima bastante favorável neste ano, com boa distribuição dos volumes de chuvas, a produção da safra de verão obteve resultados crescentes para a soja e o milho verão em relação ao ano anterior, de 5,6% e 8,2%, respectivamente. A soja alcançou a produção total de 10,81 milhões de toneladas em Goiás, resultado de uma produtividade média de 3.330 quilos por hectare (55 sacas por hectare) e uma área plantada total de 3,27 milhões de hectares. Já o milho verão alcançou a produção total neste ano de 2,08 milhões de toneladas, sendo cultivado em uma área total de 260,0 mil hectares, com produtividade média de 8.000 quilos por hectare (133 sacas por hectare).

O analista do Ifag informa que no milho safrinha, o resultado foi muito superior ao observado em 2016, quando teve uma forte queda de produção em função da estiagem. Nesta safra a produção total do cereal na safrinha está estimado em 7,71 milhões de toneladas, incremento de 71,1% em relação ao ano passado. Esta produção foi obtida em uma área total de 1,26 milhão de hectares (-1,1%) com produtividade média de 6.120 quilos por hectare (102 sacas por hectare). Entre os demais produtos goianos, destaque para o crescimento na produção total de sorgo (+135%), algodão (+19,3%), feijão (+5,9%) e girassol (+107%).

Fonte: Ifag, com informações da Conab

Áreas de atuação

Veja também

Mercado

Notícia

Mercado com vantagens de ser premium

Condições

Preço Hortifrutis

Condições climáticas continuam impactando nos preços de Hortigranjeiros

Cosméticos

Caso de Sucesso

Cosméticos feitos com mel: esteticista realiza sonho com ajuda da ATeG do Senar Goiás

Imagem