AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Conab estima produção de grãos em Goiás 1% menor na safra 2020/21

Imagem

Na manha desta quinta-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu 3º Levantamento da safra de grãos 2020/21. Neste levantamento, a produção goiana de cereais, fibras e oleaginosas está estimada de 27,28 milhões de toneladas, valor 39 mil toneladas menor que no levantamento de novembro. A área plantada no estado com grãos e fibras deverá chegar a 6,12 milhões de hectares, 60 mil hectares maior que na safra passada.

O recuo do mês de dezembro é resultado no corte da estimativa de produção de algodão e milho 1ª safra no estado que foi de 35 e 29 mil toneladas respectivamente. Em ambos os casos, a queda na produção é resultado direto de uma menor área plantada em Goiás, recuo de 23,9%, no caso do algodão, e 34,5% no caso do milho, em relação ao ano passado. Já

O dado positivo neste mês em Goiás ocorre no arroz, cultura considerada como vilã da inflação nos últimos meses. A estimativa de dezembro trouxe um crescimento de 8,7% na produção goiana do cereal, explicado pelo crescimento da área plantada (7,1%) e na produtividade das lavouras.

A principal cultura do estado, a soja, deve registrar uma produção em Goiás de 13,43 milhões de toneladas, crescimento de 2,1% em relação a safra passada. A área plantada com a oleaginosa deverá alcançar 3,69 milhões de hectares, crescimento de 4,2% frente ao ano agrícola 19/20.

Nota-se que uma redução na produtividade média do estado, fruto de condições climáticas mais adversas nas culturas de verão, principalmente soja e milho 1ª safra. As chuvas em novembros foram menores que a média histórica e irregulares. Na região sudoeste de Goiás, onde se encontra a maior parte de nossa produção, as chuvas em novembro totalizaram 779 mm, no ano passado o volume observado foi de 1.128 mm, ou seja, este ano na região as chuvas foram 31% menos que em 2019.

No cenário nacional a produção de cereais, fibras e oleaginosas deverá alcançar 265,8 milhões de toneladas. 9 milhões a mais que na safra passada (3,5% de crescimento). O principal motivador da alta é a soja com ganho de 9,6 milhões de toneladas nesta nova safra em relação ao ano agrícola 2019/20.

O destaque nos dados nacionais no mês de dezembro ficou por conta do corte na estimativa de produção de soja e milho 1ª safra, de 502 mil toneladas e 2,3 milhões de toneladas, respectivamente. Tais cortes são justificadas pelas dificuldades climáticas encontradas por estas culturas no país, principalmente nos estados da região sul, que sofrem com a estiagem.

Comunicação Sistema Faeg Senar e IFAG

Áreas de atuação

Veja também

USDA

Notícia

USDA atualiza projeções da safra 2024/25: soja em alta e milho com estoques reduzidos

Agrinho

Notícias

Agrinho 2024: veja parte da cobertura feita pela TV

Com

Notícia

Com trabalho Semear, a escola estadual Luiz Gonzaga Sobrinho, de Goianésia, é a grande vencedora do Agrinho 2024

Imagem