Amansar um animal, como um cavalo xucro, exige treinamento e dedicação. O Senar Goiás ensina a fazer esse trabalho sem nenhuma violência, através das Domas Racional e Índia. Esses foram os assuntos no quadro do Campo a Cidade no Agro Record, do domingo (07/10).
A doma racional prepara o cavalo, para que ele possa ser utilizado como um bom parceiro do homem. As relações de confiança permitem ao domador montar o animal de forma natural.
A doma índia é uma paciente e meticulosa técnica em que se emprega muito o contato das mãos e pernas no estabelecimento do contato. O objetivo é a formação de um tipo de laço de amizade entre o domador e o animal, que passa a permitir ser montado.
Para ter acesso aos cursos dessas duas técnicas, basta procurar o sindicato Rural da região. Conheça mais no: http://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/pecu-ria/fpr-doma-racional-de-equinos
Marcelo Penha, Coordenador Técnico do Senar Goiás, explica na entrevista abaixo, como as domas são feitas, quanto tempo leva para conquistar a confiança do animal e os benefícios.
Comunicação Sistema Faeg/ Senar