Confira 6 cuidados necessários na hora de vacinar o rebanho

Imagem

Começa nesta sexta-feira, 1º de novembro a segunda etapa da vacinação. Este ano, a vacina teve alterações na formulação, com redução na dosagem de aplicação. Até o próximo dia 30, devem ser imunizados bovinos e bubalinos na faixa etária de zero a 24 meses.


Cuidados na hora da aplicação

No momento da compra, é importante optar por lojas registradas e certificar que as vacinas estão armazenadas na temperatura correta: entre 2º C e 8º C.

O transporte deve ser feito em caixa térmica, com pelo menos três partes de gelo para cada vacina e lacre.

O cuidado também deve ser estendido ao momento de escolha do horário de aplicação do antivírus, que deve ser feito durante o momento mais fresco do dia.

Durante a vacinação, é preciso manter a seringa e as vacinas na caixa térmica, e lembre-se: use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação.

Antes de aplicar, agite o frasco e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml. O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele.

Após vacinar todo o rebanho necessário, é preciso preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do estado juntamente com a nota fiscal de compra das vacinas.

Mudanças

Este ano, a vacina teve alterações na formulação, com redução na dosagem de aplicação, de 5 para 2 ml, a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com o intuito de diminuir os nódulos.

Após imunizar seu rebanho, o produtor terá até 6 de dezembro para comprovar a vacinação junto à Inspetoria de Defesa Agropecuária local, apresentando a classificação do rebanho, por sexo e idade, e a nota fiscal de compra das doses aplicadas.

Fonte:https://canalrural.uol.com.br

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Veja também

FAEG

FAEG informa a suspensão temporária da elaboração da Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras

Melhora

Notícias

Melhora do clima reduz atraso do plantio de soja em Goiás, mas impactos ainda preocupam

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza primeiro Feirão de Empregos do Agro em Palmeiras de Goiás

Imagem