AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Consultora do Senar participa de 1º Encontro das Águas de Goiás

Imagem

Michelle Rabelo

2014-04-22-ENAGOQue a água é essencial para a sobrevivência, que está no centro de várias discussões, que precisa ser poupada e utilizada com consciência, e que pede urgentemente políticas públicas para pensar sua distribuição no futuro, todo mundo já sabe. Agora, Goiânia será palco de um debate que pretende falar sobre a água como fator de produção e sustentabilidade. Para isso, autoridades no assunto se reúnem entre os dias 23 e 25 de abril no 1º Encontro das Águas de Goiás (Enago).

A consultora técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Goiás para a área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Jordana Sara, já confirmou presença e faz questão de ratificar a importância de se discutir o uso e a gestão da água. “Mais importante ainda é trazer os setores usuários para essa discussão, pois no final eles pagarão a conta”, pontua.

Os setores usuários a que ela se afirma são o saneamento básico, as indústria, as usinas hidrelétricas, as hidrovias e a área agropecuária (com foco na irrigação). Essa última tem a atenção especial da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), pois afeta diretamente o setor agropecuário. “A Faeg quer, cada dia mais, participar do debate que envolve a água e a sua utilização no campo”, esclarece Jordana, que também é membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Meia Ponte.

No período do Enago acontece também o 2º Seminário Estadual de Recursos Hídricos. A agenda promete envolver todos os setores da sociedade para capacitar e discutir o futuro da gestão da água em Goiás, para que o estado tenha o recurso natural em quantidade e qualidade suficientes.

Na pauta de discussões temas como a importância do uso racional e boas práticas de conservação e gestão da água, abastecimento e saneamento básico, uso e reaproveitamento da água na indústria e na agricultura, preservação de rios e nascentes, geração de energia e sustentabilidade e planejamento e prevenção da escassez da água, ganharam destaque.

Para debater e trazer à tona possíveis soluções para os problemas relacionados com a água estarão presentes a ministra de Estado do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, à frente da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Lopes Varella, entre outros.

O Enago, que acontece no Centro de Convenções, será totalmente custeado pela Semarh e por organizações participantes. Durante os três dias, outros eventos ocorrem simultaneamente: I Encontro das Organizações Civis na Gestão das águas da Bacia do Rio Paranaíba, o VI Encontro da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas e a XIII Reunião Ordinária do Comitê do Paranaíba.

Confira a programação completa aqui.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícias

Senar Goiás oferece curso sobre fertilidade do solo e adubação

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Imagem