AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Corumbá de Goiás recebe Faeg/Senar em Ação

Imagem
::cck::300::/cck::
::introtext::

Nayara Pereira

No último sábado (20), a cidade de Corumbá de Goiás, localizada a 113 quilômetros de Goiânia, recebeu mais uma edição do programa Faeg/Senar em Ação. O evento promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), além do Sindicato Rural em parceria com a prefeitura do município, foi realizado na Escola Municipal Bernardo Elis e contou com mais de 1.300 atendimentos no que diz respeito à cidadania e à saúde, durante todo o dia.

Como em muitos municípios do Estado, as dificuldades encontradas pela população em atendimentos gratuitos e exames médicos rápidos são vivenciados diariamente. Essa observação é da produtora rural, Cleuza Marta da Silva, que veio logo cedo para fazer exames relacionados a oftalmologia e odontologia.

“Na cidade, nem sempre temos o médico especialista para nos atender. Cansei de sair da fazenda para vir até o posto de saúde e não receber atendimento”, declarou a produtora. Quando ficou sabendo que o programa estaria na cidade, dona Cleuza adiantou os doces que comercializa na feira durante os finais de semana, para ser uma das primeiras a ser atendida. “Quanto mais rápido melhor. Fui uma das primeiras a chegar e serei uma das primeiras a ser atendida”, afirmou sorridente.

Já a dona de casa, Neuza Rodriguez participou pela segunda vez do Faeg/Senar em Ação e dessa vez veio renovar os óculos e fazer novamente o exame oftalmológico. “No ano passado, participei do programa pela primeira vez e fiz também meus primeiros exames de vista, foi uma benção. Hoje estou de volta para trocar os óculos e fazer novos exames”, explicou.

Segundo a dona de casa, a renda mensal que o marido e ela conseguem tirar, não possibilita fazer exames como esses, e em muitos casos são deixados de lado, por não conseguirem pagar. “Tenho um problema em um dos meus olhos que já faz bastante tempo e precisava resolver logo, mas não tinha dinheiro para fazer o exame. Quando ouvi dizer que teria de graça, logo corri para o retorno”, destacou.

Responsabilidade em prol da cidadania

Participando de mais uma edição do programa, o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, lembrou aos presentes que ações como essas ajudam os municípios que não recebem recursos e verbas para as necessidades da população. “Sabemos que os municípios estão sobrecarregados em várias demandas e por conta disso, algumas coisas faltam as pessoas. Para nós esse trabalho é de responsabilidade com as cidades e a população que moram nelas”, ressaltou.

Caged

O presidente também comentou durante a abertura do evento, os dados divulgados no último sábado, do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), onde Goiás teve novamente saldo positivo e foi o segundo em crescimento, atrás apenas de Mato Grosso do Sul. Um dos setores que sustentaram o saldo positivo foi a agropecuária com mais de 1.107 postos. “Em Goiás, com a agropecuária criamos mais de mil empregos e os setores todos recuaram. Apesar desse grande avanço para o país, precisamos voltar a atenção para o setor e principalmente para o produtor rural que precisa da nossa atenção”, pontou.

Ações

Entre os atendimentos disponibilizados à população, estavam: clínico geral, pediatria, dermatologia, odontologia, oftalmologia, PSA, exame preventivo (Papanicolau), teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Além da presença de psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, escovação infantil e atendimento de educadores físicos para a terceira idade.

No que diz respeito à Cidadania, o dia contou com cadastro de CPF, emissão de Carteiras de Identidade, orientações jurídicas, escova, hidratação, corte de cabelo e maquiagem.

Ao final da solenidade de abertura José Mário e as autoridades presentes, entregou certificados de forma simbólica e fez o descerramento da placa e plantou a muda de Ipê Amarelo, símbolo do programa.

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::::cck::300::/cck::
Áreas de atuação

Veja também

Terminam

Oportunidade

Terminam nesta terça (11) as inscrições para a academia de formação do Senar Goiás com pagamento de bolsa de até R$2.500,00

Desafio

Evento

Desafio AgroStartup 2024: maior maratona de inovação no agro do país começa neste fim de semana

ATeG

Notícia

ATeG do Senar Goiás ajuda no desenvolvimento do cultivo de figo

Imagem