Catherine Moraes
Em meio a bolas, balões e palestras sobre escovação, caravanas de crianças integrantes do Programa Agrinho visitaram o Stand Faeg/Senar/Sindicato Rural na Tecnoshow 2014. O momento foi de festa e, além da diversão, os pequenos ressaltaram a importância de sair das salas de aula para aprenderem, na prática, questões de saúde e meio ambiente. As turmas foram levadas para a feira com auxílio do Sindicato Rural de Rio Verde.
Logo na chegada, os alunos foram recepcionados pelo presidente da Faeg, José Mário Schreiner após entoarem um grito de guerra: “José Mário, cadê você, eu vim aqui só pra te ver”. O presidente do SR de Rio Verde, Walter Baylão Júnior e o técnico Alexandre Cãmara, também acompanharam a visita que passou por outros stands da feira como Sebrae, Banco do Brasil e Andef. Por fim, participaram de uma palestra com as odontólogas Yasodhara Mognon e Elizabeth Grabin.
Professora da Escola Rural Cabeceira Alta, Karina Danielle afirma que esta é uma oportunidade de engajamento dos alunos. Além disso, elogiou o Programa como um todo, reforçando que há três anos participa de forma atuante do Agrinho. “Vir aqui é uma grande oportunidade e o Agrinho é muito importante para nós. Hoje nossa escola é transformadora, temos um jardim lindo feito com pneus reciclados e não para por aí. A transformação eles levam para casa”, completou.
Presidente da Faeg, José Mário Schreiner agradeceu a presença e o empenho de alunos e professores e externou sua satisfação em recebê-los. “Eu e o presidente Baylão estamos muitos felizes por ter vocês aqui com a gente. Parabéns aos professores pelo ótimo trabalho que vocês têm realizado e espero que a gente se encontre em Goiânia no final do ano para a premiação”, finalizou.
Vinícius Lima, de 9 anos, disse que gostou muito da visita com destaque para a palestra sobre escovação dentária. “Aprendemos muita coisa aqui e foi muito bom sair da escola e vir pra cá!”. A pequena Ana Júlia Santana também afirmou ter aprendido coisas novas e disse que amou visitar os stands.
Programa
Há sete anos, o Senar Goiás realiza o Programa Agrinho envolvendo crianças e jovens da Rede Pública de Ensino em atividades pedagógicas relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social. Logo no início do ano as professores de diversos municípios do Estado passam por capacitação em Goiânia e multiplicam os ensinamentos no interior. Pror fim, desenvolvem projetos nas categorias Redação, Desenho, Desenho Especial, Escola Agrinho e Experiência Pedagógica. A premiação é realizada na capital e garante prêmios que vão desde computadores até um carro zero km. Em 2014, poderão ser inscritos trabalhos sobre o tema “Esporte, Lazer, Cidadania e Meio Ambiente”.