Curso do Senar Goiás de Agricultura Urbana promove benefícios a idosos do Complexo Gerontológico

Imagem

Promovido em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o curso encerra-se nesta quinta-feira (28)

Cerca de 30 idosos e servidores do Complexo Gerontológico participam desde a última segunda-feira (25), do curso de hortas do Programa de Agricultura Urbana, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar Goiás. Alface, repolho e cebolinha estão entre os produtos que serão cultivados até a finalização do curso, na próxima quinta-feira (28), às 16h30, no Complexo localizado na Alameda do Contorno, nº 3.083, no Jardim Bela Vista, próximo ao Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT).

O treinamento tem como objetivo a promoção social e propõe desenvolver pessoas para a produção agrícola ou potencial para que as mesmas produzam, em meios urbanos, em pequenos espaços e áreas restritas uma construção sustentável de alguns sistemas de produção. São duas turmas que se dividiram para aprender técnicas sobre o preparo do solo, adubação, concentração de mudas, cuidados fitossanitários e instalação de canteiros.

O gerente de formação profissional rural, Leonnardo Cruvinel Furquim afirma que o Senar atua na capacitação e formação profissional de produtores e trabalhadores promovendo a melhoria da qualidade de vida e da produtividade. “Os treinamentos contribuem para o desenvolvimento da produção sustentável, inovação tecnológica e avanços sociais, além de aumentar o ganho extra de renda possibilitando mais ocupações, reinserções no mercado de trabalho e até mesmo mudanças de ocupações pela mudança do perfil econômico,” conta o gerente.

João Neves Júnior participa do Complexo e visualiza a iniciativa como oportunidade para a economia doméstica. “O custo de vida está muito alto e podemos reduzir os gastos na frutaria e supermercado se tivermos nossa própria horta em casa. Além de ser uma terapia e distração,” considera ele.

A ação é realizada em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O assessor de Coordenação das Regionais e de Planejamento do Senar Goiás, Lucas Thomé de Oliveira Otaviano ressalta que o propósito é de promoção social visando os idosos como multiplicadores da atividade. “Eles replicarão os ensinamentos adquiridos aqui com outras pessoas da unidade contribuindo com as técnicas de plantio.” disse. O Programa de Agricultura Urbana do Senar Goiás oferece quatro (4) módulos que capacitam nas mais diferentes vertentes de fruticultura, hortas, paisagismo e hidroponia.

Comunicação Sistema Faeg Senar

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem