AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Cursos do Senar Goiás são atrações na Expo Rio Verde

Imagem
::cck::336::/cck::
::introtext::

Texto: Fabiana Sommer, de Rio Verde
Fotos: Fabiana Sommer

Durante a 57ª Exposição Agropecuária de Rio Verde, o público contou com demonstrações dos cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás). O objetivo foi mostrar como o produtor rural, ou até mesmo as donas de casas podem criar uma renda extra com artesanatos, cultivos de hortaliças e outros meios de produção de produtos naturais. O evento que começou no último dia 9 de julho, traz aos visitantes, demonstrações de cursos localizados na famosa Fazendinha da Vovó, até o final da exposição que encerrará no domingo (19).

Cursos

Fabricação de cachaça
O curso de fabricação de cachaça já tem 10 anos de existência pelo Senar. É uma maneira de manter a tradição da cachaça artesanal goiana e de ser uma ajuda extra na renda da agricultura familiar. O curso tem duração de 32 horas, totalizando quatro dias. E os interessados em participar devem procurar o Sindicato Rural para se inscrever.
De acordo com o instrutor Antônio Geraldo, para uma boa cachaça, é fundamental a higienização dos ingredientes antes e durante a fabricação, “uma cana de açúcar boa, fermentação de qualidade e ter experiência, são importantes para uma boa cachaça. Deixar a bebida envelhecendo por um ano também ajuda na qualidade” afirma o instrutor.

Transformação caseira de carne suína
O curso de transformação caseira de carne suína oferecido pelo Senar tem como objetivo ensinar ao produtor uma maneira diferente de armazenar as carnes fora da geladeira. Durante o curso o aluno aprende a fabricar salaminho, linguiça calabresa, bacon, costela defumada e lombo defumado, além do kit feijoada. O curso tem duração de 24 horas, três dias.

Segundo o instrutor Paulo Fernando, os métodos usados para a transformação são bem simples e o aluno pode fazer em casa, “aqui na demonstração eu estou utilizando um tambor para o armazenamento das carnes, e isso o aluno pode fazer em casa” disse o instrutor.

Olericultura orgânica/agricultura urbana
A demonstração chamada de “agricultura urbana” apresenta o cultivo de hortaliças que podem ser produzidas até dentro de um apartamento, com o método hidropônico, no qual é montado uma estrutura de cano, balde, uma bombinha de aquário. O método se chama hidroponia por ter movimentação da água.

Com essa estrutura, pode ser realizado cultivo de morangos, tomates e hortaliças. Essa nova forma de cultivo é uma alternativa e ferramenta importante quando o solo não é fértil. O curso tem duração de 24 horas, sendo três dias de 8 horas diárias do curso.

Processamento de mandioca
O curso de processamento de mandioca tem como objetivo apresentar e ensinar aos alunos a transformar a mandioca em farinha e mané pelado. Uma maneira do produtor rural aproveitar os produtos que tem na propriedade para ter uma renda extra. O curso é disponibilizado durante todo o ano pelo Senar em parceria com os sindicatos rurais.

De acordo com a instrutora Cinthia Parreira, o aluno ganha o certificado de acordo com a participação e desempenho durante o ensinamento. “O curso tem como objetivo também de melhorar a qualidade de vida do produtor rural”, afirma a instrutora.

Artesanato em couro
De acordo com o instrutor do curso Rogério Rodrigues, produzir artesanato com couro é bastante prático, além de manter a cultura e a arte plástica goiana. “O aluno só precisa ter cuidado com as ferramentas, por serem ferramentas cortantes” disse o instrutor.

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::::cck::336::/cck::
Áreas de atuação

Veja também

Condições

Preço Hortifrutis

Condições climáticas continuam impactando nos preços de Hortigranjeiros

Cosméticos

Caso de Sucesso

Cosméticos feitos com mel: esteticista realiza sonho com ajuda da ATeG do Senar Goiás

Expandindo

Resultados

Expandindo horizontes com a ATeG do Senar Goiás

Imagem