Quais são os reais desafios do agronegócio? Como podemos solucioná-los? Como envolver novos talentos?
Em Goiás somamos mais de 150 mil propriedades rurais segundo dados do IBGE pelo último Censo, mas se buscarmos o total de inscrições estaduais relacionadas ao agronegócio somamos mais de 250 mil inscrições estaduais cadastradas ou ativas de produtores rurais que comercializam algum tipo de produto segundo dados públicos da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás e estes produtores tem no seu dia a dia vários desafios.
Então para responder a primeira pergunta, (Quais são os reais desafios do agronegócio?) fomos para o campo e através do nosso programa de Assistência Técnica e Gerencial (Senar Mais) ouvimos mais de 1.300 produtores e produtoras rurais que durante as visitas contaram o que precisam para melhorar e facilitar o seu trabalho no dia a dia dentro da porteira. Nosso intuito além de ouvi-los é também conectá-los ao futuro, ou seja, promover os passos para que a sua propriedade possa ser mais sustentável e competitiva.
Dessa forma, para encontrar a resposta para a segunda pergunta (Como podemos solucioná-los?), pensando em um público multidisciplinar e diverso, fomos em busca de jovens talentos em todo o estado. Nesta 8ª edição do Desafio AgroStartup o Senar e Sebrae em Goiás visitaram várias instituições de ensino que abriram suas portas para conversarmos com acadêmicos de diversos cursos e convidá-los para pensar juntos em soluções para o nosso agronegócio e formas de torná-lo ainda mais sustentável. Foram mais de 40 Instituições de ensino em Goiás, com mais de 2 mil pessoas sensibilizadas para participar conosco das maratonas do Desafio Agrostartup, onde estes alunos recepcionaram os diversos desafios que foram levantados do nosso setor e formularam soluções em equipes com diferentes perfis.
Imagine agora, você morar em uma cidade distante da capital e devido à logística infelizmente não conseguir contribuir trazendo novas ideias para nosso setor. Como dar oportunidade para quem mora em municípios que estão em extremos do nosso estado, a mais de 400 km de distância da nossa Capital? Assim respondemos a terceira pergunta (Como envolver novos talentos?), de forma inédita e graças ao apoio de diversos parceiros e principalmente Sindicatos Rurais, transformarmos esse desafio em solução e realizamos as maratonas em 10 municípios, oportunizando a participação.
o de novos talentos. Com mais de 1.100 pré-inscritos, realizamos a maior maratona de ideação nos municípios de Anápolis, Mineiros, Rio Verde, Inhumas, Jussara, Porangatu, Catalão, Formosa, Goianésia e por fim Goiânia.
O resultado do início dessa jornada, foram mais de 500 participantes que formaram mais de 110 equipes que a partir de agora participarão durante 3 meses de uma capacitação de aperfeiçoamento de suas ideias para em outubro, através de uma parceria com a FAPEG, selecionarmos as 12 melhores startups que receberão 60 mil reais para transformar suas ideias em novas soluções disponíveis para o produtor rural.
Conteúdo produzido por Campo Lab