AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Devido à estiagem, Uruaçu decreta estado de emergência

Imagem

reuniao emergencia norte goias uruacu 03 05 2016 fredoxcarvalho 87Murillo Soares

Ao contrário das previsões do início do ano, a tão esperada safra recorde de milho não alcançou números tão expressivos. A vilã: a estiagem, que já tem contabilizado prejuízos em diversas regiões, como em Santa Helena, por exemplo, cuja lavoura perdeu cerca de 80% dos grãos. Na última terça-feira (3), representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja-GO) e de Sindicatos Rurais (SRs) de cidades vizinhas se reuniram em Uruaçu, norte do estado, para tratar da mesma pauta, que também trouxe problemas para aquela região.

A prefeita do município, Solange Bertulino, como previsto em conversas anteriores com a Federação, decretou estado de emergência. Segundo ela, dados extra-oficiais, sugerem que, devido à grande área plantada em Uruaçu, a cidade foi uma das que contabilizou mais perdas. “Nós, da administração pública, sabemos muito bem como é difícil pensar um projeto, traçar nossos próximos passos e, quando vamos colher o resultado, não alcançarmos o que esperávamos”, comparou. “É um banho de água fria”, finalizou a metáfora.

reuniao emergencia norte goias uruacu 03 05 2016 fredoxcarvalho 123O decreto, continuou Bertulino, é um subsídio a mais para o SR de Uruaçu, mostrando que a prefeitura está em sincronia com a entidade do trabalhador do campo. O presidente do Sindicato, Ozires Ribeiro, afirmou que a situação está mais crítica do que foi imaginado. José Mário Schreiner, presidente da Faeg, ressaltou a importância de a administração pública abraçar esta causa, já que a maioria da população pensa que campo e cidade trabalham separadamente.

“A soja colhida se transforma em vários outros produtos. A falta de grãos afeta também a produção de suínos, bovinos e até mesmo combustível”, explicou. “Se nós avaliarmos o atual momento do país, a Agropecuária representa 52% da exportação do país e 33% dos empregos”, continuou ele. Para Schreiner, o momento é de alertar todas as bases para agirem rápido, movimentando os decretos de situação de emergência. Até o fechamento desta notícia, segundo informações da Faeg, as prefeituras de Goiatuba, Paraúna, Silvânia, Ipameri e Caldas Novas sinalizaram decretos também.

reuniao emergencia norte goias uruacu 03 05 2016 fredoxcarvalho 133Passo a passo

De acordo com o tenente coronel Carlos Lira, do departamento de Prevenção de Desastres e Calamidades do Corpo de Bombeiros de Uruaçu, há alguns elementos que subsidiam o decreto de emergência, para que ele seja acatado pelo governo federal. “Precisa-se de registros fotográficos de que comprovem a situação – no caso de vocês, a estiagem – e também de um laudo meteorológico do estado”, explicou.

Em reunião na sede da Federação da Agricultura, produtores de todo o estado comentaram sua situação. Bom Jesus, Cabeceiras, Edeia, Itumbiara, Goiatuba, Caldas Novas e Piracanjuba relataram perda de 50% da plantação. Silvânia, Paraúna e Catalão, 60%. No sudoeste de Goiás, a situação foi menos grave: Rio Verde, Caiapônia, Mineiros e Jataí estimaram 40% de perda.

reuniao emergencia norte goias uruacu 03 05 2016 fredoxcarvalho 75Por ser uma situação que se alastra em todo o estado, o tenente coronel sugeriu que se fizesse apenas um decreto, que seja a nível estadual. “O ideal é que se reúna provas das calamidades e junte-as para fazer um documento mais abrangente”, disse. Schreiner corroborou a hipótese, alegando que não há condições de todos os 246 municípios decretarem estado de emergência ao mesmo tempo.

Augusto César, assessor jurídico da Faeg, acredita que o desastre, além de ambiental, é econômico, tendo em vista que o preço do milho sofrerá grandes oscilações, corre-se o risco de faltar alimento no mercado interno, além da perda em exportações. No entanto, disse ele, ao decretar-se estado de emergência, a prefeitura não tem contras. A administração pública consegue agir com mais rapidez em situações como esta, desburocratizando uma série de barreiras que existiriam em situação regular.

Confirmando o discurso de Schreiner e Lira, o assessor jurídico também foi enfático ao defender um decreto de maior abrangência. Além disso, ratificou que deve-se ter o maior número possível de evidências, para deixar o documento mais robusto e contundente. “Nós, da Faeg, estamos à disposição para ajudar os produtores em quaisquer dúvidas em relação a esse processo”, concluiu.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás oferece quase 100 cursos gratuitos em EAD para capacitação no setor agropecuário

Assistência

Notícias

Assistência Técnica do Senar Goiás alcança número recorde de produtores

Arroba

Arroba do gado: IFAG orienta produtores para reduzir impactos de queda de preço 2 a 3% ao mês

Imagem