AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Durante Assembleia, Faeg apresenta balanço de ações

José Mário apresentou balanço de 2014. Foto Larissa MeloMichelle Rabelo
Com o intuito de prestar contas do que foi realizado em 2014 e apresentar algumas metas para 2015, na tarde desta sexta-feira (26/6), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, recebeu presidentes de Sindicatos Rurais (SRs) e representantes do setor. Durante a assembleia, ganharam destaque as principais, e mais recentes, intervenções realizadas pela Federação em defesa dos produtores rurais. Segundo Schreiner a palavra da vez é ousadia, para “fazer ainda mais do que já está sendo realizado com tanto trabalho. É preciso unir a classe e focar em ações conjuntas para que o valor dos produtores seja reconhecido”.

Antes de iniciar as falas oficiais, José Mário e a Diretoria da Faeg – formada pelo vice-presidente, Leonardo Ribeiro; vice-presidente institucional, Bartolomeu Braz; vice-presidente administrativo, Eurípedes Bassamurfo; superintendente, Claudinei Rigonatto e presidente do Conselho Fiscal, Rômulo Pereira – prestaram uma homenagem a três pessoas ligadas à entidade que faleceram no ano de 2014.

Em abril, o ex-coordenador no departamento técnico do Senar Goiás e de programas como o Goiás Mais Leite, Rogério Lopes Viana, morreu deixando a entidade muito abalada. No mês de junho o presidente do SR de Araguapaz, Augusto Irineu Luciano, também faleceu. Em seguida, Marcos Antônio, que presidia o SR de São João d’Aliança deixou a Faeg e o Senar Goiás de luto. O presidente José Mário aproveitou a oportunidade e homenageou José do Rosário Fleury Brandão, ex-funcionário da Faeg que morreu em março deste ano com mais de 40 anos de serviços prestados.

Durante a manhã, José Mário apresentou o Relatório Anual 2014, que traz uma lista das ações realizadas pela Faeg e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), entidade da qual ele é presidente do Conselho Administrativo, além de números relativos à quantidade de treinamentos e pessoas capacitadas durante o ano passado. Os presentes também tiveram acesso à Prestação de Contas e Balanço Patrimonial da Faeg.

Além da parte financeira, Schreiner destacou as principais vitórias da Faeg em prol dos produtores. A lista foi encabeçada pela aprovação da obrigatoriedade do cadastro dos leiloeiros goianos junto à Faeg e ao trabalho que está sendo feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para firmar o convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) e que vai resultar na implantação definitiva do CNA Card.

José Mário destacou que em 2014 a Faeg lançou o Agrojovem, programa que pretendeu incentivar a atuação empreendedora e classista dos jovens, para que fortaleçam a atividade rural e solucionem parte dos problemas relativos à sucessão familiar no campo. Ele disse que para 2015 o plano é seguir com atenção especial para o jovem. “A intenção é capacitar agora cerca de 60 jovens com a intenção de formar novas lideranças, aprimorando ainda mais o processo de renovação do Sisema Faeg e do Senar Goiás”, pontuou.

Schreiner ainda falou sobre a importante parceria com o Instituto Inovar, que está reativada e regularizada. “Vem coisa boa por aí”, brincou.

Por um futuro mais humano
Defendendo o investimento, de verba e esforços, em ações sociais, como um dos projetos de 2015, José Mário apresentou o projeto da criação de uma casa de apoio ao produtor que precisa, com frequência, vir a Goiânia em busca de tratamento médico. “É claro que tudo precisa ser pensado com cautela, mas temos que levar em conta o valor do bem social”, disse. A grande maioria dos produtores presentes apoiou a ideia - levando em consideração o tripé da sociedade: saúde, segurança e educação - mas os presentes defenderam a criação de uma comissão para discutir a operacionalidade do projeto.

Áreas de atuação

Veja também

Fruticultura

Notícia

Fruticultura desempenha papel estratégico na economia de Goiás

Cadastro

Notícia

Cadastro de propriedade rural já pode ser feito totalmente on-line

Ovos

Notícia

Ovos caipira: boa possibilidade de lucro com acompanhamento do Senar Goiás

Imagem