Durante Assembleia, Faeg apresenta balanço de ações

José Mário apresentou balanço de 2014. Foto Larissa MeloMichelle Rabelo
Com o intuito de prestar contas do que foi realizado em 2014 e apresentar algumas metas para 2015, na tarde desta sexta-feira (26/6), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, recebeu presidentes de Sindicatos Rurais (SRs) e representantes do setor. Durante a assembleia, ganharam destaque as principais, e mais recentes, intervenções realizadas pela Federação em defesa dos produtores rurais. Segundo Schreiner a palavra da vez é ousadia, para “fazer ainda mais do que já está sendo realizado com tanto trabalho. É preciso unir a classe e focar em ações conjuntas para que o valor dos produtores seja reconhecido”.

Antes de iniciar as falas oficiais, José Mário e a Diretoria da Faeg – formada pelo vice-presidente, Leonardo Ribeiro; vice-presidente institucional, Bartolomeu Braz; vice-presidente administrativo, Eurípedes Bassamurfo; superintendente, Claudinei Rigonatto e presidente do Conselho Fiscal, Rômulo Pereira – prestaram uma homenagem a três pessoas ligadas à entidade que faleceram no ano de 2014.

Em abril, o ex-coordenador no departamento técnico do Senar Goiás e de programas como o Goiás Mais Leite, Rogério Lopes Viana, morreu deixando a entidade muito abalada. No mês de junho o presidente do SR de Araguapaz, Augusto Irineu Luciano, também faleceu. Em seguida, Marcos Antônio, que presidia o SR de São João d’Aliança deixou a Faeg e o Senar Goiás de luto. O presidente José Mário aproveitou a oportunidade e homenageou José do Rosário Fleury Brandão, ex-funcionário da Faeg que morreu em março deste ano com mais de 40 anos de serviços prestados.

Durante a manhã, José Mário apresentou o Relatório Anual 2014, que traz uma lista das ações realizadas pela Faeg e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), entidade da qual ele é presidente do Conselho Administrativo, além de números relativos à quantidade de treinamentos e pessoas capacitadas durante o ano passado. Os presentes também tiveram acesso à Prestação de Contas e Balanço Patrimonial da Faeg.

Além da parte financeira, Schreiner destacou as principais vitórias da Faeg em prol dos produtores. A lista foi encabeçada pela aprovação da obrigatoriedade do cadastro dos leiloeiros goianos junto à Faeg e ao trabalho que está sendo feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para firmar o convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) e que vai resultar na implantação definitiva do CNA Card.

José Mário destacou que em 2014 a Faeg lançou o Agrojovem, programa que pretendeu incentivar a atuação empreendedora e classista dos jovens, para que fortaleçam a atividade rural e solucionem parte dos problemas relativos à sucessão familiar no campo. Ele disse que para 2015 o plano é seguir com atenção especial para o jovem. “A intenção é capacitar agora cerca de 60 jovens com a intenção de formar novas lideranças, aprimorando ainda mais o processo de renovação do Sisema Faeg e do Senar Goiás”, pontuou.

Schreiner ainda falou sobre a importante parceria com o Instituto Inovar, que está reativada e regularizada. “Vem coisa boa por aí”, brincou.

Por um futuro mais humano
Defendendo o investimento, de verba e esforços, em ações sociais, como um dos projetos de 2015, José Mário apresentou o projeto da criação de uma casa de apoio ao produtor que precisa, com frequência, vir a Goiânia em busca de tratamento médico. “É claro que tudo precisa ser pensado com cautela, mas temos que levar em conta o valor do bem social”, disse. A grande maioria dos produtores presentes apoiou a ideia - levando em consideração o tripé da sociedade: saúde, segurança e educação - mas os presentes defenderam a criação de uma comissão para discutir a operacionalidade do projeto.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem