Tudo pronto para o 4º Dia de Campo – Goiás Mais Leite, que acontece no sábado (22/3) em Piranhas, no interior do Estado. Das 8 às 12 horas o produtor leiteiro, José Moreira, recebe em sua fazenda produtores interessados na metodologia de trabalho utilizada no local, que desde 2012 é uma unidade demonstrativa do Programa Balde Cheio.
Na ocasião, técnicos e instrutores do Senar Goiás irão apresentar dados que comprovam a melhoria das condições de trabalho e dos índices zootécnicos, econômicos e financeiros da propriedade.
José responsabiliza o Balde Cheio pelo crescimento de seu negócio e explica que a capacitação oferecida pelo programa fez com que ele otimizasse a produção do leite, além de ganhar ânimo para planejar novos voos. Ele conta que hoje produz 30 litros a mais em dez hectares a menos.
O Programa é uma iniciativa do Senar Goiás e tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O Dia de Campo que ocorre na cidade, conta com a parceria do Sindicato Rural de Piranhas, Procria, Syngenta, Laticínios Centro Oeste, Comvapi, Laticínios Maroca e da Prefeitura Municipal de Piranhas.
Programa Balde Cheio
O Programa Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia que objetiva contribuir para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares, capacitando profissionais de extensão rural e produtores, promovendo a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorando os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.
Atualmente em Goiás, existem 47 unidades demonstrativas do Programa Balde Cheio, o que envolve 57 municípios.